quinta-feira, 15 de abril de 2021

Quem foi George Orwell?

 

Quem foi George Orwell?


Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo seu pseudónimo George Orwell, nasceu em 25 de julho de 1903 na Índia Britânica. Escritor, jornalista e ensaísta político inglês, tem suas obras marcadas por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência gigantesca sobre injustiças sociais, uma oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.

Aos cinco anos de idade, Eric Blair começou a frequentar o internato em Henley-on-Thames. Tratava-se de um convento católico dirigido por irmãs Ursulinas francesas, sua mãe queria que ele fosse educado em uma escola privada, mas a família não era suficientemente rica para pagar as mensalidades, tornando-se, pois, necessário conseguir para ele uma bolsa de estudos.
Blair odiou a escola, tendo o seu ensaio Such, Such Were the Joys, publicado postumamente, sido baseado nas suas experiências nela.

Durante a Revolução Espanhola, Blair se Juntou à luta no POUM (Partido Operário de Unificação Marxista), uma milícia de marxistas revolucionários não-estalinistas contra Francisco Franco e seus aliados Mussolini e Hitler, na Guerra Civil Espanhola. Foi ferido no pescoço. Uma bala danificou-lhe as cordas vocais, saindo pelas costas, e desde então sua voz ficou ligeiramente inaudível. Mais tarde escreveria o livro Homage to Catalonia, em que relata sua experiência no conflito.

Eric Arthur Blair morreu em Londres de tuberculose, aos 46 anos de idade. Tendo solicitado um funeral de acordo com os ritos anglicanos, foi enterrado com o simples epitáfio: "Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido em 25 de Junho de 1903, falecido em 21 de Janeiro de 1950"; nenhuma menção é feita a seu célebre pseudónimo.
A influência de Orwell na cultura contemporânea, tanto popular quanto política, perdura até hoje. Vários neologismos criados por ele, assim como o termo orwelliano — palavra usada para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária — já fazem parte do vernáculo popular.


🙋 Eu quero o Box George Orwell 


Fonte: Wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário