terça-feira, 1 de junho de 2021

Quem foi Dante Alighieri?


Quem foi Dante Alighieri?


Dante nasceu em Florença, atual Toscana, entre 22 de Maio e 13 de Junho de 1265. Não se tem registros oficiais do nascimento dele, segundo ele mesmo, nasceu sob o signo de gêmeos, entre o fim de Maio e meados de Junho.
Dante é uma abreviação do seu verdadeiro nome, Durante.

Nasceu em uma importante família florentina, tendo raízes na Roma Antiga, citado no livro "Inferno". Seu pai, Alighieri di Bellincione, foi um Guelfo Branco, ele não sofreu quaisquer represália após a vitória do partido gibelino (inimigos políticos) na Batalha da Montaperti, uma consideração por parte dos inimigo que prova o prestígio da família.

A mãe de Dante, Bella Degli Abati, morreu quando Dante tinha apenas cinco anos de idade, seu pai logo se casou novamente com Lapa di Chiarissimo Cialuffi, o que é um pouco controverso, segundo alguns autores, por conta das dificuldades da época em relação a casamentos de viúvos. Dela nasceram, Francesco e Tana, irmãos de Dante.
Com 12 anos, foi imposto a ele o casamento com Gemma, filha de Messe Manetto Donati, prática comum na época tanto no arranjo quanto na idade. 

Pouco se sabe sobre a educação de Dante, possivelmente estudou em casa de forma autodidata, o que se tem conhecimento é que estudou a poesia toscana, talvez com a ajuda de Brunetto Latini.
Dante participou também na vida militar da época, em 1289, combateu ao lado dos cavaleiros florentinos, contra os de Arezzo, na Batalha de Campaldino.
Foi, também, médico e farmacêutico; não pretendia exercer essas profissões mas, segundo uma lei de 1295, todo nobre que pretendesse tomar um cargo público devia pertencer a uma das guildas (Corporazioni di Arti e Mestieri - ou seja, "Corporação de Artes e Ofícios"). Ao entrar na guilda dos boticários, Dante podia, assim, ascender à vida política. Esta profissão não era, de todo, inadequada para Dante, já que, na época, os livros eram vendidos nos boticários. De 1295 a 1300, fez parte do "Conselho dos Cem" (o conselho da comuna de Florença), onde fez parte dos seis priores que governavam a cidade.

Após a cidade de Florença ser devastada e dominada pelos Guelfos Negros, Dante foi condenado, em Florença, ao exílio por dois anos, além de ser condenado a pagar uma elevada multa em dinheiro. Em Florença, Baldo d'Aguglione perdoou a maior parte dos guelfos brancos que estavam no exílio, permitindo-lhes o seu regresso. Dante, no entanto, tinha ultrapassado largamente os limites toleráveis para o partido negro nas suas cartas a Henrique VII, pelo que o seu regresso não foi permitido.
Em 1315, Florença foi obrigada, por Uguccione della Faggiuola (oficial militar que controlava a cidade) a outorgar amnistia a todos os exilados. Dante constava na lista daqueles que deveriam receber o perdão. No entanto, era exigido que estes pagassem uma determinada multa e, acima de tudo, que aceitassem participar numa cerimónia de cariz religioso onde se retratariam como ofensores da ordem pública. Dante recusou-se a semelhante humilhação, preferindo o exílio.

Quando Uguccione derrotou, finalmente, Florença, a sentença de morte que recaía sobre Dante foi comutada numa pena de prisão, sob a única condição de que teria de ir a Florença jurar solenemente que jamais entraria na cidade. Dante não foi. Como resultado, a pena de morte estendeu-se aos seus filhos. Dante ainda esperou, mais tarde que fosse possível ser convidado por Florença a um regresso honrado. O exílio era como que uma segunda morte, privando-o de muito do que formava a sua identidade.
Dante Alighieri morreu aos 56 anos em Ravena, no ano de 1321.

Dante é considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta. Foi muito mais do que literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia ("A Divina Comédia"), o grande poema de Dante, que é uma das obras-primas da literatura universal. A Commedia se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.


🙋 Eu quero o Kit A Divina Comédia Capa Dura.


Fonte: Wikipédia.

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário