quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O que a Bíblia Diz sobre Suicídio?


 

Suicídio, o que A Bíblia Diz?

Não é a saída! A Bíblia diz que fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26; 5.1; Tg 3.9). Que somos queridos por Deus, apesar de nossos pecados, ele nos ama (Jo 3.16). 
Mesmo que ninguém no mundo me amasse, Cristo me ama (Jo 13.1)! Achar que a vida possui grandes tristezas a ponto de assumir que não deve mais viver é uma crueldade consigo mesmo, e pior, sim pior, desconsiderar a Cristo Jesus que nos ama (Jo 15.13). Talvez o desespero possa enganar que seria melhor dar fim à vida, mas não é verdade. As angustias algumas vezes nos leva a pensar que a morte seria um alívio, como parcialmente desabafou o sofrido Jó no capítulo 3º de seu livro, mas isso é bem diferente de causar a própria morte. Em momentos de escuridão da alma a oração (Sl 73.23-26; 107.6,13,19,28), a leitura da Palavra de Deus (Sl 19.7-10; 119.92), a convivência com pessoas sábias e amorosas (Fl 2.1,2), a busca de ajuda médica, são meios que muitos estão se recuperando de suas mais profundas tristezas, e depressão. Por fim, tirar a própria vida causa sofrimento permanente para quem fica. Não podemos gerar sofrimento para outros a fim de eliminar os nossos! Temos que lutar para vencer em Nome de Jesus Cristo.

Tem perdão? 

A Bíblia diz que temos que nos amar, visto que o mandamento de amar ao próximo tem o pressuposto de “amar ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39). 
A Bíblia também diz que os homicidas não herdarão o Reino de Deus (Ap 21.8). Responder se o suicídio tem perdão, encontra considerável polêmica no contexto cristão. Infelizmente esse assunto vem á tona, geralmente quando casos de suicídios se tornam públicos, e então entra em cena os que entendem ter a opinião certa. Se você disser que há perdão, alguns dirão que isso estimula o suicídio, ao passo que é certo conforto para a família. 
O obstáculo apresentado a essa teoria é que não houve tempo de se arrepender – em sim mesmo esse não é um obstáculo intransponível, como uma morte súbita (ex. bala perdida, acidente, etc) não há tempo de se arrepender de tudo. Por outro lado, dizer que não tem perdão é ir além da Escritura, que não diz isso, a não ser do pecado contra o Espírito Santo (Mt 12.32). O suicídio é um pecado, um ato de desespero, e cruel, que devemos lutar e colaborar para que isso não aconteça. O perdão ou não é com Deus, o que nos interessa é lutar para que isso jamais ocorra, e ajudar os que sofrem a perca de alguém que se suicidou (Sl 116.3).


Fonte: A Bíblia Diz.


🙋 Eu quero A Bíblia Diz.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário