terça-feira, 2 de abril de 2024

Uma esperança que não morre

 


Uma esperança que não morre

Escrito por Noemi Altoé Silva

    Muita gente anda desiludida, arrastando os pés, cabisbaixa, sem alegria. Foi-se a esperança. Tantos sonhos e projetos escorreram ralo abaixo. A sensação é de nadar, nadar e morrer na praia. Sei exatamente como você se sente. Já estive neste lugar. Mas é possível restaurar, renovar, fazer nascer de novo a esperança. Para isso, você precisa ir à fonte certa de esperança, aquela que nunca frustra, não falha e não morre.

    Essa esperança tem sido renovada em meu coração todos os dias e tenho sido capaz de me alegrar, mesmo em meio a tanta dor que suportamos e testemunhamos neste mundo. Muitos estão desesperados e angustiados, passando por perdas, luto, crises no casamento, dificuldades financeiras aparentemente intransponíveis, problemas de relacionamento, frustrações, vícios, injustiças, violência, tragédias. Parece que não há esperança...

    Enquanto esperarmos respostas em pessoas e situações deste mundo, continuaremos segurando areia na mão: ela vai escorrer por entre os dedos. A verdadeira esperança que pode nos colocar de pé está nos céus (Cl 1.5), bem protegida, guardada e reservada para os que têm fé em Cristo Jesus. Isso não significa que os resultados desta esperança só serão usufruídos na vida após a morte; ao contrário, quem deposita sua esperança em Jesus desfruta de alegria, paz, realização, descanso, tranquilidade, e do poder necessário para enfrentar os desafios cotidianos desta vida terrena, aqui e agora. Esta esperança é gerada por meio da Palavra da verdade do evangelho, por isso, todos os dias precisamos alimentar a nossa mente com a Palavra e não com memes, vídeos do Tik Tok, bobagens que pessoas fúteis postam ininterruptamente nas redes sociais, conversas tolas e inúteis, entretenimento elaborado pelo nosso Adversário que deseja roubar e destruir a nossa esperança.

    Quando falamos que a solução para os problemas deste mundo é Jesus, pode parecer simplista, mas é a verdade. A única forma de melhorar o mundo é melhorando as pessoas e só o Evangelho de Jesus Cristo tem poder para transformar o ser humano. Essa mudança que todos desejamos, de tratar bem o cônjuge, ser solidário com quem está sofrendo, ter paciência com o filho pequeno e não gritar com ele, deixar de ser egoísta e considerar os interesses dos outros, é o que a fé em Cristo promove. O fruto de nos tornamos cada vez mais parecidos com Cristo é só o Evangelho que produz individualmente e, por consequência, coletivamente. Cada indivíduo transformado pelo Evangelho será um agente de mudança em nossa sociedade. Não adianta achar que as pessoas serão condicionadas a fazer o que é certo; somente se forem regeneradas, nascerem de novo, passarem por uma mudança interior é que isso se refletirá em suas atitudes e ações visíveis.

    Por isso, em vez de acreditar na narrativa que tem sido veiculada por muitos de que o mundo está caótico, tudo vai se deteriorar, a igreja vai acabar, prefiro renovar a minha esperança e acreditar no que Deus diz: “Esse evangelho está produzindo fruto e crescendo em todo o mundo” (Cl 1.6). A música Estamos de pé, de Marcus Salles nos desperta para essa realidade: A perseguição não parou a igreja/O coliseu não parou a igreja/Os leões não pararam a igreja do Senhor/O inferno não pode prevalecer/Vamos avançar, não vamos parar de crescer/Ninguém pode parar a igreja do Senhor”. Sim, a igreja está avançando, Cristo é o Senhor e por isso, ainda há esperança. Por pior que esteja sua vida, não desista. Existe um poder transformador disponível para mim e para você, capaz de mudar qualquer situação. Só esse poder, o poder do Evangelho (Rm 1.16) pode manter a nossa esperança viva. Você crê nisso?


Noemi Altoé Silva
Casada há 27 anos com Daniel e mãe de três filhos (Jônatas, Timóteo e Benjamim); formada em Letras pela Unicamp e apaixonada por ler e escrever.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário