O que pode estar por trás
das dificuldades na escola
Escrito por Daniel Bento
Quando se fala de dificuldades de relacionamentos ou de dificuldades de aprendizagem na escola, há inúmeros fatores que precisam ser considerados antes de se chegar a uma conclusão. Por isso tratar deste tema não é uma coisa tão simples, nem dá para se fazer isso em rápidas palavras. No entanto, em linhas gerais, quero apresentar aqui algumas questões relacionadas a este tema. É importante determinar primeiro se a criança com dificuldade de relacionamento ou de aprendizagem é portadora de algum transtorno mental, estrutural, entre eles o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o transtorno do espectro autista (TEA) ou até mesmo o transtorno de ansiedade (TA), que hoje em dia é muito comum se apresentar na infância, sobretudo pelo uso excessivo de telas.
Transtornos depressivos também podem estar presentes, mas são menos comuns na infância. A criança tem uma série de vantagens em relação aos adultos, por isso, ela não desenvolve tão facilmente a depressão, embora seja possível encontrar crianças depressivas. Entre as vantagens que a criança tem, há o fato de seu organismo, por ser muito jovem, ter as descargas hormonais em condições adequadas. A criança também tem a possibilidade maior de nutrir esperança por causa de sua capacidade imaginativa ou criativa. Então, de uma forma muito interessante, Deus acabou provendo uma proteção especial para as crianças, evitando que muitas delas entrem em depressão, mesmo vivendo em condições bastante precárias. Muitas crianças, mesmo vivendo em situações de extrema pobreza, por terem segurança emocional (os pais são presentes), muitas vezes, por meio de artifícios lúdicos, como as brincadeiras, enfrentam a sua dor e sobrevivem à situação difícil de seu dia a dia. Este é só um dos exemplos que mostram como a criança é capaz de experimentar um escape dessas questões que poderiam causar uma depressão.
Assim, não tendo nenhum transtorno emocional, nem mental e sendo parte de uma família funcional, essa criança tem todas as condições para ter bons relacionamentos na escola, ser proativa, e também ter um bom desenvolvimento intelectual por meio da aprendizagem. Neste caso, a criança não deveria apresentar nenhum tipo de dificuldade.
No entanto, há ainda um fator a se considerar. Se a
criança passou por alguma situação estressante (transtorno do estresse
pós-traumático - TEPT) ela poderá apresentar alguma dificuldade de
relacionamento ou de aprendizagem. Dependendo do tipo de transtorno, essa
dificuldade pode ser temporária. Caso o transtorno seja mais profundo na alma
desta criança, há uma tendência dessas dificuldades se estenderem da infância
para outras fases da vida da criança. Neste caso, é importante buscar ajuda de
profissionais capacitados para auxiliar a família a lidar com as demandas,
proporcionando o desenvolvimento emocional e intelectual adequado e qualidade
de vida a todos os envolvidos.
Pr. Daniel Bento
Pastor
batista e psicanalista clínico
Pós-graduado em
Aconselhamento
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