terça-feira, 3 de setembro de 2024

Esperança para esta geração




Esperança para esta geração

Escrito por Noemi Altoé Silva


    Se você é mãe como eu, com certeza, às vezes sente um misto de impotência, desespero e medo quanto ao futuro de seus filhos. O mundo em que vivemos está assustador e parece quase impossível encontrar um remanescente fiel entre os jovens, especialmente. As seduções são tantas e as tentações parecem ser mais fortes do que na nossa época de juventude. Sempre que me pego comparando o mundo de minha época de adolescência e juventude com o de hoje, fico aflita, pensando como as crianças e jovens vencerão e permanecerão fiéis ao Senhor em tempos tão difíceis.

    Desde a minha primeira gravidez, tenho orado (algumas vezes com mais fervor, outras com um pouco de desânimo, confesso) para que os nossos três filhos sejam alcançados com a graça salvadora de Jesus, e se tornem verdadeiros discípulos, amando e servindo ao Senhor por toda a sua vida. Nos últimos meses, temos tido a alegria de ver um despertamento na vida de nossos dois filhos mais velhos, após um período de afastamento e esfriamento espiritual durante os primeiros anos como universitários. Mas Deus ouviu as nossas orações e é maravilhoso vê-los lendo e estudando a Bíblia, buscando ao Senhor com intensidade, envolvendo-se com a igreja e demonstrando em cada atitude que amam a Jesus e desejam servi-lo.

    Há alguns dias, o nosso filho mais velho, Jônatas, compartilhou o testemunho de um amigo que me motivou a escrever este texto. Esse jovem de 26 anos, entendeu de forma clara que Deus o chamou para participar de um projeto missionário na África durante 3 meses. O problema é que ele teria que se afastar do trabalho por este período e estava receoso de que não receberia a dispensa. Então, no dia em que ele ia conversar com a sua chefe, ele foi caminhando para o trabalho e durante o percurso, por mais ou menos 40 minutos, conversou com o Pai celestial sobre o desafio que tinha pela frente. Este jovem, que ama o seu trabalho e depende dele para o seu sustento, pois mora longe dos pais e precisa pagar suas despesas, inclusive a mensalidade da faculdade, estava disposto a pedir demissão para participar da viagem missionária. Talvez alguns considerem que tal atitude seria imprudente e leviana, mas na verdade, ele estava depositando a sua confiança no Senhor e priorizando seu chamado em vez de sua segurança financeira. Ele chegou a dizer que, assim como Abraão estava pronto a oferecer Isaque - o que tinha de mais precioso, ele não hesitaria em abrir mão de seu emprego para servir ao Senhor. Algo que torna esse testemunho ainda mais belo é que este jovem havia elaborado o projeto de montagem de um laboratório de biologia na escola onde trabalha e para ele era algo muito especial. Seria muito difícil renunciar a este trabalho, mas ele estava disposto. No entanto, em sua infinita misericórdia, Deus tinha outros planos para ele. Não foi preciso pedir demissão porque Deus trabalhou no coração da diretora que concedeu a licença ao jovem e ele poderá participar da viagem missionária.

    Foi muito edificante ouvir o testemunho deste rapaz que ama a Jesus, tem um chamado para servi-lo na educação e está desejoso de viver e gastar a sua vida para o nosso amado Senhor Jesus. Além de muito inspirador, esse relato mostra que Deus está agindo nesta geração. Não devemos desanimar, nem imaginar que os jovens estão perdidos, que não há esperança para eles. Sim, há muitos que estão envolvidos consigo mesmos, buscando apenas os prazeres deste mundo, satisfazendo os desejos da carne, perdendo tempo com jogos, entretenimento, pornografia, presos no pecado, na promiscuidade, na futilidade, mergulhados nos vícios, no alcoolismo e nas drogas, em uma vida sem propósito (você pode conferir a descrição completa em 2 Timóteo 3:1-5).

    Mas ainda há aqueles que estão conectados com Jesus, procurando conhecê-lo e torná-lo conhecido. Por isso, quero motivar você a seguir a recomendação do apóstolo Paulo:

“alegrem-se na esperança; sejam pacientes na tribulação e
 perseverem na oração” (Rm 12:12)

    Não vamos desistir nem perder a esperança; Deus está trabalhando na vida dos jovens desta geração, ainda que em alguns momentos tenhamos que chorar por eles, diante de escolhas e atitudes que desagradam ao Senhor. Vamos renovar a nossa esperança e perseverar em oração, porque Deus já tem agido e fará coisas grandiosas por meio desta geração. Eu creio nisso!



Noemi Altoé Silva
Casada há 28 anos com Daniel e mãe de três filhos (Jônatas, Timóteo e Benjamim); formada em Letras pela Unicamp e apaixonada por ler e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário