segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Não consigo dormir, socorro!


 Não consigo dormir, socorro!

Escrito por Noemi Altoé Silva


    Quando menina, às vezes eu tinha medo à noite e chorava baixinho, sem conseguir pegar no sono. Lembro que minha mãe se levantava, ia ao meu quarto e orava comigo. Ela também me ensinou o versículo 8 do salmo 4: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (ARA). Era exatamente esta a versão que memorizei e repetia toda vez que ficava com medo. Na minha visão infantil, era como uma fórmula mágica que funcionava; eu não entendia que estava alimentando a minha fé no cuidado e na proteção do Senhor, que pode agir, inclusive, em nosso sono.

    Fui crescendo, o medo da noite passou e a insônia se transformou em um sono de pedra. Sou do tipo de pessoa que, três minutos após deitar, já está apagada. Durmo a noite toda, um sono pesado e recuperador. Aliás quando tive o nosso primeiro filho, minha preocupação era: “Será que vou acordar quando ele chorar para mamar?”, mas graças a Deus, a gente vem com um “chip-mãe” instalado que, quando o bebê nasce, imediatamente, é ativado. Entramos em um estado de alerta tal que, ao menor sonzinho daquela coisa redonda e linda, pulamos da cama. Agora, com dois filhos estudando fora e um na pré-adolescência, e mesmo enfrentando os sintomas da pós-menopausa, tive alguns raros episódios de insônia que já ficaram no passado. Por isso, louvo a Deus por esta dádiva do sono.

    Mas infelizmente, nem todos têm esse privilégio de dormir bem. Muita gente sofre com insônia e é algo terrível. Os fatores que provocam insônia são inúmeros, mas o principal é a ansiedade. É importante lembrar que para dormir bem, precisamos ter rotina (deitar e levantar sempre no mesmo horário), ter uma alimentação saudável e equilibrada (lembrando da máxima: “Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”), beber água ao longo do dia, praticar exercícios, enfim, cuidar bem do corpo.

    Mesmo fazendo tudo isso, muitas pessoas ainda sofrem para pegar no sono ou acordam no meio da noite, ficando horas acordadas. Desse contingente que cresce a cada dia, é verdade que algumas pessoas precisam de medicamento para dormir, mas todos podemos usar a Palavra como uma aliada para vencer esse mal. Em vez de assistir à TV ou ficar mexendo no celular, assistindo a reels e shorts, olhando as redes sociais e navegando na internet, se voltássemos à prática dos antigos de orar e ler a Bíblia antes de deitar, isso já desaceleraria os nossos pensamentos e traria tranquilidade à mente e ao corpo. Além disso, a palavra está recheada de versículos que falam sobre dormir, descansar, não ter medo, não andar ansioso. Faça uma busca rápida na internet e você verá o resultado. Se você se aplicar em memorizar e pensar nesses versículos antes de dormir, verá que a Bíblia é melhor que melatonina…

    Alguns versículos para ler, meditar e memorizar antes de deitar: Salmo 3:5; Salmo 4:8; Salmo 127:1,2; Provérbios 3:21-24; Isaías 41:10; Mateus 11:28; João 14:27; Filipenses 4:6,7




Noemi Altoé Silva
Casada há 28 anos com Daniel e mãe de três filhos (Jônatas, Timóteo e Benjamim); formada em Letras pela Unicamp e apaixonada por ler e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário