quinta-feira, 5 de novembro de 2020

5 Dicas para escolher uma Bíblia de Estudo

 



5 Dicas para escolher uma Bíblia de Estudo


1. Qual a linguagem ou versão que mais faz sentido para você?

Uma das principais dificuldades na hora de escolher uma Bíblia de Estudo é definir qual linguagem melhor atende suas necessidades. Hoje temos diversas versões do texto bíblico disponível, cada uma atendendo um público específico ou necessidades distintas.

O texto mais tradicional da Bíblia Sagrada é a João Ferreira de Almeida, traduzindo os aspectos formais do texto bíblico em suas línguas originais (hebraico, aramaico e grego) que estão disponíveis nas versões: 

ARC - Almeida Revista e Corrigida, linguagem clássica mais utilizada pelos pentecostais e para quem busca um texto erudito, formal e com palavras mais antigas e tradicionais.

ARA - Almeida Revista e Atualizada, conserva características da tradução acadêmica formal Almeida, com atualização teológica e linguística fiel aos originais. Com uma linguagem mais clara, acessível evitando palavras antigas em desuso, facilitando melhor compreensão da mensagem bíblica.

NAA - Nova Almeida Atualizadamesmo propósito dos revisores que prepararam a Almeida Revista e Atualizada, no século passado: apresentar um texto clássico numa linguagem atual. Assim, foi mantido o princípio de tradução formal que caracteriza a Almeida. No entanto, como o objetivo é oferecer um texto de fácil compreensão, foi adotada a conhecida norma: “formal ou literal sempre que possível; dinâmico sempre que necessário”


Conheça também as versões chamadas de linguagem fácil:


NTLH - Nova Tradução da linguagem de Hoje, um texto extremamente fácil, o sentido do texto é dado em palavras e formas do português falado no Brasil. Foi feito todo o esforço para que a linguagem fosse simples, clara, natural e sem ambiguidades. 

NVI - Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional (SBI) seu texto é claro, sem palavras difíceis ou arcaicas facilitando um melhor entendimento do texto sagrado. Muito utilizada por Comunidades Evangélicas. Sua versão também é com base nos melhores manuscritos antigos e fiel aos originais.

NVT - Nova Versão Transformadora, Mundo Cristão, essa bíblia sagrada apresenta uma nova abordagem dos versículos para os leitores cristãos a partir de uma tradução feita com base nos textos originais em hebraico, aramaico e grego. Seu objetivo é facilitar a leitura e torná-la mais acessível ao incorporar uma linguagem simples e de fácil compreensão que seja a mais próxima possível da língua portuguesa contemporânea. 

OBS.: Muitas pessoas gostam de ter a mesma versão utilizada pelo pastor da igreja, para acompanhar a leitura do texto bíblico, neste caso recomendo que você fale com seu pastor para saber a versão utilizada.


2. Qual estudo ou conteúdo você deseja encontra nesta Bíblia?

As Bíblias de Estudos estão classificadas por temas e público alvo, o ideal é escolher o que mais faz sentido para você, pois cada Bíblia de Estudo aborda uma temática específica para atender necessidades distintas veja abaixo alguns exemplo.

Para Homens

São Bíblias de Estudo com foco no universo masculino e suas necessidades, como por exemplo seu papel na sociedade, família e vida social. São estudos que ajudarão o homem cristão a exercer seu papel na sociedade demonstrando sua fé e valores cristão através da ética, e seu comportamento, além de estudos bíblicos específicos com homens da Bíblia, o que eles fizeram de relevantes em sua época e com aplicações nos dias de hoje.

Para Mulheres

Bíblias de Estudo com foco no universo feminino, trazendo meditações, devocionais e estudos bíblicos para ajudar a mulher cristã nos dias atuais. A exercer sua fé e influenciar outras mulheres a terem uma vida pautada na Palavra de Deus. Trazer estudos de mulheres da bíblia o que elas fizeram de relevante em sua época e contextualizando nos dias de hoje.

Outros Temas

Você também encontra Bíblias de Estudo com foco em outros temas tais como:

  • Estudos para Jovens e Adolescente
  • Aplicação Pessoal, Devocional  e Vida Cristã
  • Estudos organizados em Ordem Cronológica
  • Estudos com foco em Doutrinas e Apologética Cristã
  • Estudos sobre Arqueologia Bíblica e cadeias temáticas
  • Esboços de Mensagens para Pregadores e Pregadoras
  • Estudos produzidos por teólogos renomados Ex.: Thompson - Shedd - John Wesley - Charles Spurgeon e outros

Na hora de adquirir uma Bíblia de Estudo, consulte um vendedor especializado e tire suas dúvidas. Faz perguntas relevantes sobre a Bíblia que melhor atenda suas expectativas


3. Confirmar a teologia contida nos comentários que melhor atende suas expectativas?

A maioria das Bíblias de Estudos contém comentários bíblicos e notas teológicas em seu rodapé. Cada Bíblia de Estudo segue uma linha doutrinária específica seja ela de linha teológica Pentecostal ou teologia Reformada.

Algumas pessoas gostam de comprar Bíblias de Estudos que estejam alinhadas com a teologia adotada por sua igreja. Outras gostam de adquirir vários exemplares de linhas teológicas diferentes para compararem os comentários existentes.

Há também algumas Bíblias de Estudos que são neutras em sua linha teológica, apresentando em alguns casos dois comentários de linhas distintas, principalmente em textos com interpretações mais polêmicos e assuntos com dicotomia.

O ideal no mento da escolha é levar em consideração o que mais faz sentido para você naquele momento.


4. Tamanho da Letra

O tamanho da letra é extremamente importante, pois se tratando de Bíblias de Estudos as letras não são grandes. 

A Bíblia de Estudo contém letra de tamanho normal em seu texto principal no caso o texto bíblico, já as notas de rodapé o tamanho da letra geralmente sã menores para poder caber na mesma página o comentário citado em referência.

Existem poucas opções de Bíblias de Estudos com Letras Grandes disponíveis no mercado editorial. Mesmo assim não gere muitas expectativas em relação ao tamanho da letra contidas nestas Bíblias para não se frustrar. 

Vale a pena informar também que se aumentar muito o tamanho da letra da Bíblia de Estudo o seu volume ficaria enorme. Dificultaria muito o manuseio e principalmente o transporte no dia a dia.


5.  O acabamento da Bíblia

O acabamento da Bíblia de Estudo está mais ligado a qualidade do material utilizado para impressão e acabamento da Bíblia Sagrada.

Leve em consideração o tipo de papel utilizado, se é uma papel de boa qualidade, isso implicará na nitidez do texto impresso e na transparência da página. A qualidade baixa no papel utilizado pela Bíblia dificulta a leitura do texto.

A capa também é importante, Bíblias com acabamento em capa dura tem vida útil menor, porém com preço mais acessível na hora da compra. As Bíblias com capa de couro ou similares são mais duradouras, todavia seu preço é mais caro. 

O acabamento utilizado nas Bíblias, seja no papel ou na capa, sempre reflete no preço de compra do produto.


Esperamos poder ter ajudado, deixe sua opinião nos comentário e boa escolha.


Acesse Livraria Cristã Emmerick

Nenhum comentário:

Postar um comentário