sábado, 26 de dezembro de 2020

Batismo - O que a Bíblia Diz?


 

O que a Bíblia Diz sobre o Batismo?


Batismo – Por que eu devo ser batizado? 

A Bíblia diz que antes de subir ao Céu, Jesus ordenou o batismo (MT 28.19; MC 16.15,16). Ele mesmo foi batizado por João, pois era algo justo a ser feito (MT 3.14-17). O batismo é um compromisso público de alguém que se converte a Cristo diante de outros servos de Deus. 

O batismo não produz a salvação nem perdão de pecados. Apenas a pessoa de Jesus é a fonte da salvação (JO 3.16,36). O cristão deve ter interesse pelo batismo, não fugir dele (AT 8.36-38). Pela própria natureza do batismo, sendo esse a inserção de uma pessoa na Igreja de Cristo, o batismo deve ser realizado apenas uma vez por uma igreja genuinamente cristã (EF 4.5). 

Batismo – Qual a forma e fórmula corretas do batismo. Aspersão, Imersão? 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em nome de Jesus Cristo? 

1. Forma: 

A Bíblia diz que para o batismo deve ser usado água e o nome da Trindade (JO 1.33; MT 28.19). Não nos é revelado nas Escrituras Sagradas a exata “forma” do batismo, ficando imersão ou aspersão temas de debates nas tradições cristãs. Os que defendem a imersão recorrem geralmente a Romanos 6.3,4 onde é feita uma analogia entre batismo e sepultamento. Ao passo que os que defendem a aspersão recorrem a Atos 11.15,16 onde o derramamento do Espírito Santo é chamado de batismo. 

2. Fórmula: 

Em Atos dos Apóstolos havia uma prática de usar apenas o nome de Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, no batismo (AT 2.38; 10.48). Se era sinônimo da nomenclatura de Mateus 28.19, ou se era uma forma do autor de Atos contar, não temos certeza. 

Portando, o nome da Trindade e a água são elementos necessários para cumprir esse mandamento de Cristo. O batismo, apenas em nome de Jesus Cristo, é uma prática primitiva da Igreja em Atos, e se não houver rejeição da doutrina da Trindade, repetir tal fórmula não terá nenhum problema. Porém, a maioria das igrejas cristãs, na verdade todas elas, usam o mandamento expresso em Mateus 28.19.


🙋 Eu quero a minha Bíblia Diz


Fonte: A Bíblia Diz

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick

2 comentários: