sábado, 26 de dezembro de 2020

Batismo - O que a Bíblia Diz?


 

O que a Bíblia Diz sobre o Batismo?


Batismo – Por que eu devo ser batizado? 

A Bíblia diz que antes de subir ao Céu, Jesus ordenou o batismo (MT 28.19; MC 16.15,16). Ele mesmo foi batizado por João, pois era algo justo a ser feito (MT 3.14-17). O batismo é um compromisso público de alguém que se converte a Cristo diante de outros servos de Deus. 

O batismo não produz a salvação nem perdão de pecados. Apenas a pessoa de Jesus é a fonte da salvação (JO 3.16,36). O cristão deve ter interesse pelo batismo, não fugir dele (AT 8.36-38). Pela própria natureza do batismo, sendo esse a inserção de uma pessoa na Igreja de Cristo, o batismo deve ser realizado apenas uma vez por uma igreja genuinamente cristã (EF 4.5). 

Batismo – Qual a forma e fórmula corretas do batismo. Aspersão, Imersão? 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em nome de Jesus Cristo? 

1. Forma: 

A Bíblia diz que para o batismo deve ser usado água e o nome da Trindade (JO 1.33; MT 28.19). Não nos é revelado nas Escrituras Sagradas a exata “forma” do batismo, ficando imersão ou aspersão temas de debates nas tradições cristãs. Os que defendem a imersão recorrem geralmente a Romanos 6.3,4 onde é feita uma analogia entre batismo e sepultamento. Ao passo que os que defendem a aspersão recorrem a Atos 11.15,16 onde o derramamento do Espírito Santo é chamado de batismo. 

2. Fórmula: 

Em Atos dos Apóstolos havia uma prática de usar apenas o nome de Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, no batismo (AT 2.38; 10.48). Se era sinônimo da nomenclatura de Mateus 28.19, ou se era uma forma do autor de Atos contar, não temos certeza. 

Portando, o nome da Trindade e a água são elementos necessários para cumprir esse mandamento de Cristo. O batismo, apenas em nome de Jesus Cristo, é uma prática primitiva da Igreja em Atos, e se não houver rejeição da doutrina da Trindade, repetir tal fórmula não terá nenhum problema. Porém, a maioria das igrejas cristãs, na verdade todas elas, usam o mandamento expresso em Mateus 28.19.


🙋 Eu quero a minha Bíblia Diz


Fonte: A Bíblia Diz

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick

4 comentários:

  1. Pergunta pertinente..Se Cristo disse: "Aquele que crer e for batizado será salvo!"
    Porquanto,João Batista disse em Mateus 3,11: "Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhes as sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."
    Pergunto eu: A qual batismo Cristo se referia?

    ResponderExcluir
  2. Cristo refere se ao nome dele no batismo só em Jesus Cristo não na Trindade como era feito os discípulos somente em nome do Salvador o messias

    ResponderExcluir