sábado, 26 de dezembro de 2020

Batismo - O que a Bíblia Diz?


 

O que a Bíblia Diz sobre o Batismo?


Batismo – Por que eu devo ser batizado? 

A Bíblia diz que antes de subir ao Céu, Jesus ordenou o batismo (MT 28.19; MC 16.15,16). Ele mesmo foi batizado por João, pois era algo justo a ser feito (MT 3.14-17). O batismo é um compromisso público de alguém que se converte a Cristo diante de outros servos de Deus. 

O batismo não produz a salvação nem perdão de pecados. Apenas a pessoa de Jesus é a fonte da salvação (JO 3.16,36). O cristão deve ter interesse pelo batismo, não fugir dele (AT 8.36-38). Pela própria natureza do batismo, sendo esse a inserção de uma pessoa na Igreja de Cristo, o batismo deve ser realizado apenas uma vez por uma igreja genuinamente cristã (EF 4.5). 

Batismo – Qual a forma e fórmula corretas do batismo. Aspersão, Imersão? 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em nome de Jesus Cristo? 

1. Forma: 

A Bíblia diz que para o batismo deve ser usado água e o nome da Trindade (JO 1.33; MT 28.19). Não nos é revelado nas Escrituras Sagradas a exata “forma” do batismo, ficando imersão ou aspersão temas de debates nas tradições cristãs. Os que defendem a imersão recorrem geralmente a Romanos 6.3,4 onde é feita uma analogia entre batismo e sepultamento. Ao passo que os que defendem a aspersão recorrem a Atos 11.15,16 onde o derramamento do Espírito Santo é chamado de batismo. 

2. Fórmula: 

Em Atos dos Apóstolos havia uma prática de usar apenas o nome de Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, no batismo (AT 2.38; 10.48). Se era sinônimo da nomenclatura de Mateus 28.19, ou se era uma forma do autor de Atos contar, não temos certeza. 

Portando, o nome da Trindade e a água são elementos necessários para cumprir esse mandamento de Cristo. O batismo, apenas em nome de Jesus Cristo, é uma prática primitiva da Igreja em Atos, e se não houver rejeição da doutrina da Trindade, repetir tal fórmula não terá nenhum problema. Porém, a maioria das igrejas cristãs, na verdade todas elas, usam o mandamento expresso em Mateus 28.19.


🙋 Eu quero a minha Bíblia Diz


Fonte: A Bíblia Diz

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick

22 comentários:

  1. Pergunta pertinente..Se Cristo disse: "Aquele que crer e for batizado será salvo!"
    Porquanto,João Batista disse em Mateus 3,11: "Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhes as sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."
    Pergunto eu: A qual batismo Cristo se referia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu questionamento!!! É por aí mesmo.... só a Palavra pra tirar esse povo da ignorância.

      Excluir
    2. Me tire uma dúvida por favor sou batizado na igreja católica mais tenho frequentado a igreja evangélica e o pastor da igreja fala que eu tenho que batizar novamente na igreja evangélica! E agora qual o correto ?

      Excluir
    3. Se você já é batizado,não precisa mais se batizar,na diz você precisa se batizar uma vez só em uma igreja cristã.

      Excluir
  2. Cristo refere se ao nome dele no batismo só em Jesus Cristo não na Trindade como era feito os discípulos somente em nome do Salvador o messias

    ResponderExcluir
  3. Que disse que a trindade não existe.

    ResponderExcluir
  4. Deus uma vez nos autorizou batizar com um balde água tá bom pra vocês

    ResponderExcluir
  5. Religião credo não é pra discussão o evangelho é pra ser vivido

    ResponderExcluir
  6. Esse estudo tem alguns pontos a ser discutido.

    1.Efésios 4:5 diz que a um so Senhor, uma só fé e um só batismo.
    Esse texto não quer dizer que tem que ser uma vez só. O próprio Paulo que é autor de Efésios rebatizou os discípulos de João Batista. Atos 19:3
    O texto de Efésios quer dizer que há um só Senhor, Jesus, uma só fé, a fé em Jesus, e um só batismo, o batismo que Jesus foi batizado que é por imersão. E esse é o segundo ponto.
    2. A única forma de batismo na Bíblia é por imersão.
    A palavra batismo vem da palavra grega baptizo, que significa afundar, imergir, enterrar.
    O primeiro a realizar batismo na Bíblia foi João Batista, e João batizava por imersão. João 3:23 diz que João Batista batizava em Enom perto de Salim porque tinha ali muitas águas.
    Jesus não tinha pecados e João batizava para remissão de pecados, quando Jesus chegou pra ser batizado João se recusou a batizar Jesus, então Jesus disse que importa cumprir toda justiça.
    Quando Jesus foi batizado a Bíblia diz que ele saiu da água Mateus 3:16. São várias passagens que mostram que o batismo bíblico é por imersão, mas não existe nenhuma passagem na Bíblia que mostra outra forma de batismo.
    Existe várias formas de batismo: por imersão, por aspersão, e por infusão. Mas a Bíblia diz que há um só batismo que é o que Cristo foi batizado, eu prefiro seguir a Bíblia.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc disse tudo com base na palavra... O batismo é pra quem crê e para remissão dos pecados ...no texto dele ele disse que o batismo não produz salvação nem perdão,mais a palavra de Deus é clara ... Aquele que crê e for batizado será salvo , mas oque não crê já está condenado ... Pois nos devemos seguir somente a palavra de Deus e não nas palavras dos homem , Jesus disse para nós tomar cuidado com o fermento dos fariseu !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então explica, como que aquele ladrão na cruz ao lado de jesus foi salvo? Jesus disse aos soldados tirem ele da cruz e levem para João Batista o batizar ou ele disse ainda hoje estará comigo na casa de meu pai, ele era ladrão e muito mais. Tirar o contesto do testo não é legal. Marcos 16,16.diz aquele que crer e for batizado será salvo, tidavia, quem não crer será condenado.mas em João 11,25,26 jesus esclarece e diz eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crer em mim, mesmo que mora viverá. É o complinento de marcos 16:16 ode ele diz quem não crer será condenado, mas... Se você crer em jesus será salvo, pois se não fosse assim aquele ladrão não teria entrado no céu com jesus, é o contesto dentro do resto.

      Excluir
  8. O batismo da Trindade foi colocado pelos católicos no ano 323 d.c no concílio de Niceia
    A igreja católica adulterou esse versículo
    O verdadeiro é em nome de Jesus Cristo
    Na biblio original de Jerusalém
    Jesus não menciona pai filho e espírito santo

    ResponderExcluir
  9. JÁ FUI ENGANADO EM UMA IGREJA A SE BATIZAR DE NOVO

    ResponderExcluir
  10. Para glória de Deus fui batizado como Jesus se batizou (águas correntes rio Itapemirim) e ordenou

    ResponderExcluir
  11. Batismo de João nas águas para o arrependimento e Batismo com (fogo) Espírito Santo para sermos cheios da presença de Deus. Amém.para

    ResponderExcluir
  12. Só terá direito da salvação segundo a Bíblia batizando em nome de Jesus Cristo do Pai e do Filho porque Jesus na terra teve 2 natureza a divina e a humana

    ResponderExcluir
  13. Portanto quando for feito um batismo terá que ser pronunciado de tal forma .. irmão no nome de Jesus Cristo eu te batizo e em nome do pai do filho e do Espirito Santo....

    ResponderExcluir
  14. O verdadeiro batismo é em Nome De Jesus. Atos 2:38
    Batismo é para remissão de pecados sim.
    Faz parte da Salvação...
    João 3: Quem não nascer da água e do Espírito nao pode entrar no reino de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Batismo nas águas em nome de Jesus Cristo ,e batismo no espírito santo de Deus !!!

    ResponderExcluir