quinta-feira, 20 de maio de 2021

3 Grandes Clássicos



(Imagens Ilustrativas)

3 Grandes Clássicos


Peter Pan

(imagem ilustrativa, As Aventuras de Peter Pan, 1953, Disney)


Foi um personagem criado por J. M. Barrie para sua notória peça de teatro chamada Peter and Wendy, que em seguida originou um livro infantil publicado em 1911. Peter é um pequeno rapaz que se recusa a crescer e que passa a vida a ter aventuras mágicas.
Existem duas possíveis inspirações para o personagem, Barrie o inventou quando contava histórias para os filhos de uma amiga. O nome  pode ser sido Peter de Peter Llewelyn Davies, o mais novo  dos rapazes naquela época, e Pan, do deus grego das florestas. Uma outra vertente é que tenha sido inspirado no seu irmão mais velho, David, que morreu acidentalmente patinando no gelo, quando tinha apenas 13 anos. De acordo com Andrew Birkin, autor do livro J. M. Barrie and the Lost Boys, foi "uma catástrofe inacreditável da qual ela nunca se recompôs... Margaret Ogilvy retirou conforto da noção que tendo David morrido tão jovem, permaneceria um rapaz para sempre. Barrie buscou nessa ideia a inspiração".

Peter Pan apareceu pela primeira vez em 1902 num livro intitulado The Little White Bird, uma versão ficcionada da relação de Barrie com as crianças de Sylvia Davies e que foi adaptada ao teatro numa peça chamada Peter Pan, or The Boy Who Wouldn’t Grow que estreou em Londres em 27 de dezembro de 1904.


Alice no País das Maravilhas

(imagem ilustrativa, Alice nos País das Maravilhas, 1951, Disney)



Esse clássico criado por Charles Lutwidge Dodgson, foi publicado pela primeira vez em 4 de Julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. Nele conhecemos Alice, que cai na toca de um coelho e vai parar em um mundo alternativo, com criaturas fantásticas e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos.
Charles criou essa fantástica história em uma viagem de barco, para entreter três irmãs, Loriny Charlotte, Edith Mary e Alice Pleasance Liddell, de onde veio o nome para a personagem principal.
A história está repleta de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade.
Alice teve uma sequencia, chamada Alice no Outro Lado do Espelho.


Pinóquio

(imagem ilustrativa, Pinóquio, 1940, Disney)


A primeira aparição do boneco de madeira falante foi em 1883, no romançe As Aventuras de Pinóquio, criado por Carlo Collodi. Esculpido de um tronco por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana, pinóquio nasceu como um boneco de madeira que sonhava em ser um menino de verdade, sendo guiado por sua "consiencia", o grilo falante, sempre que o menino mentia seu nariz de madeira crescia. 

No original, Pinocchio, é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão, no entanto a origem do nome não é clara, tendo muitos outros nomes similares além desse.


🙋 Eu quero o livro Peter Pan.

🙋 Eu quero o livro Alice Através do Espelho.

🙋 Eu quero o livro Pinóquio.



Fonte: Wikipédia.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário