terça-feira, 3 de agosto de 2021

O Cavalo de Troia



O Cavalo de Troia 


O cavalo de Troia foi um símbolo da Guerra de Troia, este conflito foi travado entre gregos e troianos na cidade de Troia e, supostamente, aconteceu em meados de 1250 a.C.

Há muitas divergências entre os historiadores se essa guerra é histórica ou se não passa de apenas mais um mito, e com isso, também não existe comprovações da veracidade do Cavalo de Troia. De acordo com as histórias, o conflito entre gregos e troianos começou quando Helena, esposa do  rei de Esparta, foi raptada e levada a Troia pelo príncipe Páris.

 Segundo os poemas épicos de Homero, o cavalo de troia era uma enorme estátua de um cavalo feito de madeira com o interior oco, e ali ficaram escondidos diversos gregos, incluindo Odisseu, que foi quem teve a brilhante estratégia. Esta estratégia foi de grande importância para a vitória dos gregos, já que Troia era uma cidade com enormes e impenetráveis muralhas, os combatentes gregos tentaram invadir por nove anos, mas de nada adiantou, jamais entrariam apenas com força física.
Os gregos fingiram que tinham desistido da batalha e deixaram o cavalo de troia como um presente para os troianos, por algum tempo os habitantes de Troia discutiram se deveriam destruir o presente, ou aceita-lo de bom grado em respeito aos inimigos derrotados. A decisão foi tomada, e o cavalo ficou dentro da cidade.

 Aí se dava início a vitória dos gregos, durante a noite, enquanto a maioria dos troianos dormia, os soldados escondidos no cavalo saíram e abriram os portões para os demais combatentes da Grécia, que estavam escondidos fingindo a retirada. Os gregos saquearam, queimaram e destruíram a cidade de Troia, deixando-a em ruínas. Além disso, a história contada é de que eles resgataram Helena.

Curiosidade: A expressão "presente de grego" tem como referência o cavalo de troia. Temos também o vírus de computador chamado "cavalo de troia", possuído esse nome graças a característica de "vencer as barreiras" de defesa da máquina, causando danos ao computador.


🙋 Eu quero o Box Homero.


Fonte: QueroBolsa.

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário