sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O que vai ser este menino?

O que vai ser este menino?


Quando sai o resultado positivo do exame de gravidez, além da alegria, inúmeras outras emoções e perguntas acompanham a boa notícia. Que nome vamos escolher? Vai ser menino ou menina? O que vai ser quando crescer?

Perguntas semelhantes inundaram a mente de Zacarias e Isabel, um casal irrepreensível que dedicava a vida a servir a Deus, na Palestina, pouco antes do nascimento de Jesus. Em vez do e-mail do laboratório, eles receberam a visita de um anjo avisando que iam ser pais. (Leia a história completa em Lucas 1.) Apesar de receber algumas informações precisas (seria um menino, se chamaria João e teria uma missão muito importante), muitas outras perguntas ficaram sem resposta, visto que além de serem idosos, Isabel era estéril.

A chegada de um filho geralmente traz grande alegria e expectativas. É natural que os pais projetem sonhos e um futuro de sucesso e realizações para aquele pacotinho de gente que mal sabemos segurar (especialmente papais de primeira viagem...). No caso de Zacarias e Isabel, o anjo havia dito que esse filho seria motivo de prazer e alegria e que seria grande aos olhos do Senhor (Lc 1.14,15). A vida de João (esse foi o nome escolhido pelo próprio Deus e significa “graça de Iavé” ou “Deus é gracioso”) seria marcada por levar esperança às pessoas, preparando o coração delas para a chegada do Salvador. É o sonho de toda mãe e todo pai, não?

Mas o que você diria se esse propósito maravilhoso fosse interrompido por uma morte precoce? João teve sua vida brutalmente encerrada por volta dos trinta anos, quando Herodes mandou decapitá-lo na prisão (Mt 14.9-11). Apesar da violência envolvendo sua morte, João cumpriu sua missão na terra, pregando o arrependimento e abrindo o caminho para o ministério de Cristo na terra.

Não sabemos se Zacarias e Isabel estavam vivos ainda quando seu amado filho foi morto, já que eram idosos quando receberam a promessa da chegada de João. Talvez tenham sido poupados, mas muitos pais passam por essa grande tristeza. Ninguém deseja ver um filho morrer, no entanto, tragédias acontecem e mesmo sem poder garantir que o ciclo natural será seguido, o que realmente importa é que nossos filhos cumpram o propósito que Deus idealizou para eles. Não permita que seu coração fique tão preocupado quanto ao futuro. Entregue ao Senhor o amanhã de seus filhos e confie que o nosso Pai amoroso sabe a resposta para essa pergunta: o que vai ser este menino?

escrito por Noemi Altoé Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário