segunda-feira, 7 de março de 2022

Despedidas e Apegos

 


Despedidas e Apegos

Escrito por Pr. Durval Neto

Então, de novo, choraram em voz alta; Órfã, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” Rute 1.14


Noemi era uma senhora hebreia, casada e mãe de dois filhos. A família buscara refúgio nas terras de Moabe, fugindo da fome que assolara a terra dos hebreus. Ali, seus dois filhos se casaram com duas moabitas: Órfã e Rute.

Durante sua estada entre os moabitas, acontece o que de socialmente mais trágico pode acontecer a uma mulher dos dias dos juízes: Noemi fica viúva e morrem seus dois filhos. Naqueles dias, a mulher dependia do marido para o seu sustento. Na falta deste, os filhos assumiam a responsabilidade de sustentá-la. Não havendo filhos, o irmão seguinte na sucessão do falecido marido casava-se com a viúva, era um importante traço cultural que garantiria à viúva o amparo.

Noemi já era avançada em dias, seria muito improvável contrair casamento com qualquer irmão de seu falecido marido e menos ainda engravidar para oferecer maridos às suas noras, Orfa e Rute, que entraram na viuvez ainda jovens, sem filhos, e também estavam em situação delicada.

A única alternativa que lhe restava era voltar a sua terra, agora, no auge de uma crise emocional e econômica. Ouviu que Deus havia devolvido o pão à mesa dos filhos de Israel e preparou-se para o retorno. Com muita sabedoria, liberou suas duas jovens noras para procurarem novos casamentos em Moabe.

 Órfã chorou, entristeceu-se e despediu-se de Noemi com um beijo. Perceba que a Palavra de Deus não condena a atitude de Órfã em si. Foi uma despedida justificada, apesar de dolorida, e neste caso específico, assim deveria acontecer. Despedir-se de quem se ama nunca é fácil.

Contudo, ao mesmo tempo, a Palavra de Deus cessa de narrar ali a história de Orfa e passa a destacar a atitude de Rute, que se apegara a sua sogra com fidelidade. A Bíblia valoriza o sentimento de apego, neste caso. É a promoção da virtude do companheirismo.

Neste ponto, há de se pensar: quem teve a despedida mais dolorida, Orfa ou Rute? Orfa despediu-se tristemente de sua sogra, Noemi. Mas perceba-se quantas despedidas Rute teve de sofrer por sua fidelidade. Era moabita, mas precisou ir embora para Israel. Despediu-se de sua terra natal, de seus conhecidos, de sua parentela, dos sonhos e planos em Moabe, de seus amigos.

Mas o apego, a amizade, a presença de Deus no relacionamento com Noemi, amenizaram a forma de sentir as perdas e recomeçar.

Às vezes na vida é preciso se despedir e recomeçar, mas Deus sempre coloca verdadeiros amigos e irmãos, apegados, cujo amor amenizará a crise e servirá de base para novos planos que virão da parte de Deus.

Rute é a bisavó do rei Davi, portanto, está na genealogia de Jesus Cristo. Quem poderia imaginar tal acontecimento? Uma moabita? É o poder da fidelidade.

 Entre despedidas e apegos, valorizando-se a virtude, os grandes planos de Deus vão se concretizando nas vidas de seus filhos.




Acesse Livraria Cristã Emmerick.



Um comentário: