quarta-feira, 9 de março de 2022

Fábrica de Memórias


Fábrica de Memórias

Escrito por 
Noemi Altoé Silva

Até hoje quando sinto cheiro de massinha de modelar e giz de cera, consigo visualizar num cantinho empoeirado da minha mente, a sala de pré-primário do grupo escolar onde estudei. Todos nós temos inúmeras memórias, sejam elas olfativas, visuais ou de outro tipo. Com essas memórias, construímos nosso olhar para o mundo. Aqui em casa, costumamos fazer algumas coisas, tentamos criar tradições, especificamente pensando em gerar memórias positivas e felizes para os nossos filhos. Uma das tradições é decorar a casa no Natal e assistir a algum filme (“Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, em suas várias versões para o cinema, já se tornou um clássico, mas a gente também curte “The Grinch”...).

Peru de Natal, orações antes das refeições, conversas após o almoço, noite especial de lanche, rir muito das trapalhadas uns dos outros, cookies de aveia com chocolate, livros, gibis e bíblias disponíveis para ler em todos os cômodos da casa (principalmente no banheiro), bolinho de chuva, inventar novas palavras. Estas são algumas das práticas de nossa família e das memórias que estamos construindo juntos (acabei de perceber que comida é uma parte importante de nossa vida!). É claro que também temos memórias tristes e aquelas que gostaríamos de deletar, mas seres humanos são assim, imperfeitos e em transformação.

Cada família tem um perfil e constrói memórias diferentes. Algumas famílias são sempre muito disciplinadas e rígidas, outras são muito divertidas e até encenam contos de fadas com os filhos pequenos. Não é preciso copiar os outros para gerar essas lembranças que marcarão para sempre nossos filhos. Basta ter ouvidos atentos, olhos abertos e mãos que servem. Tudo isso junto com bom humor e a graça do Senhor produzirá lembranças afetivas saudáveis para nós e para as pessoas que mais amamos. 


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário