segunda-feira, 11 de abril de 2022

Orar a Palavra

 


Orar a Palavra

Escrito por 
Noemi Altoé Silva

Faz tempo que ouvi a expressão “orar a Palavra”, mas na época não dei muita bola e também acho que não entendi o que significava. O tempo passou e ouvi um pregador de renome fazendo menção a essa prática. Ainda estou aprendendo, mas descobri que é fantástico! Orar a Palavra não é algo místico. É simplesmente usar a Bíblia como uma ferramenta, como um ponto de partida para sua oração. Fazer das palavras dos profetas, dos salmistas, dos apóstolos, suas próprias palavras. É maravilhoso e uma prática que todo cristão deveria ter.

Comecei com os Salmos, mas agora, não consigo parar. Até lendo genealogias, relatos de batalhas, consigo achar um motivo para agradecer, clamar, interceder. Além dos muitos modelos de oração que a Bíblia contém (oração do Pai nosso, oração de reis, profetas, apóstolos), você pode partir de qualquer texto bíblico e transformá-lo em sua oração. É uma experiência riquíssima, especialmente quando estamos na fase de mutismo. Sabe aqueles dias (ou semanas, ou meses…) em que você se ajoelha (ou senta, ou deita, ou caminha) para orar e tudo que consegue dizer é “Pai...”? Então, nesses momentos, você pode apelar para o silêncio, que também é uma forma de orar ou você pode recorrer à Palavra. Costumo ler um salmo em voz alta primeiro e depois vou adaptando o que está escrito à minha necessidade, à circunstância que estou vivendo. Vou exemplificar com o texto de Romanos 12.1,2 e espero que você use mais esta ferramenta em sua vida de oração. 

 

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 

 

“Senhor, apresento a ti o meu corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a ti. Que cada pensamento meu esteja voltado para ti, que eu esteja consciente de que vivo para o Senhor, para o teu louvor e glória. Que minhas ações, palavras, atitudes e reações sejam puras. Que meu viver traga alegria ao teu coração. Livra-me de amar este mundo, de adotar suas práticas e ideias anticristãs, mas que eu preserve a minha mente das distrações e estímulos mundanos. Que eu tenha critérios para selecionar muito bem o que entra em minha mente através dos meus olhos e ouvidos, descartando o que é lixo, impuro, fútil e não edifica. Que a tua Palavra transforme e renove  a minha mente, restaurando o frescor, o vigor, a alegria, a esperança e me leve a experimentar tua vontade que é o melhor para a minha vida, porque é boa, agradável e perfeita. Não importa o que aconteça, sei que o Senhor está no controle e confiarei em tua vontade, ainda que não entenda. Em nome de Jesus, amém!”

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.


Nenhum comentário:

Postar um comentário