quarta-feira, 10 de abril de 2024

Um deserto imenso e assustador

 


Um deserto imenso e assustador

Escrito por Noemi Altoé Silva

    É impossível ler a história do povo de Israel, registrada nos livros de Êxodo a Deuteronômio, que narra desde a saída do Egito até a conquista da terra prometida, e não experimentar empatia. Somos tão parecidos com eles... Ficamos empolgados com as promessas de Deus de uma “terra que mana leite e mel”, mas desanimamos assim que surgem os primeiros obstáculos.

    Uma coisa que sempre me causa impacto e até um certo incômodo é o fato que o povo ficou perambulando por 40 anos num deserto que poderia ser atravessado em menos de duas semanas – onze dias para ser mais precisa. É o que diz Deuteronômio 1:2: “Normalmente, são necessários apenas onze dias para viajar do monte Sinai até Cades-Barneia pelo caminho do monte Seir.” É desesperador, chega a ser angustiante, pensar que uma área que poderia ser percorrida em um período tão curto, foi atravessada em longos 40 anos. Mas o deserto era necessário para os israelitas.

    Deus já sabia, de antemão, que o seu povo iria duvidar de seu poder e amor, por isso, precisaria passar pelo sofrimento, pelo calor, pela exaustão, pelos perigos, pela aridez, para que, ao conhecer mais de Deus, pudesse aprender a perseverar, a confiar, a descansar, a agradecer. Deus fez o povo dar a volta pelo deserto (o caminho mais longo) para que o conhecessem mais profundamente e aprendessem a confiar e depender totalmente dele (leia Êxodo 13:17,18).

    Da mesma forma, o deserto é necessário para nós hoje. Quando avistamos o deserto “imenso e assustador” à nossa frente, bate o desespero e gostaríamos de evitá-lo. O medo invade o nosso coração, pois não sabemos o que teremos de enfrentar. Podemos imaginar o que ele nos reserva, pois um deserto é sempre inóspito, cheio de surpresas: pode ser a falta de água, o surgimento de animais perigosos, o calor extremo durante o dia, o frio intenso durante a noite. Mas o pior é descobrir o quanto somos frágeis e falhos, o quanto tendemos à incredulidade, à murmuração, à ingratidão.

    No entanto, a dor causada por elementos externos (desemprego, acidente, doença, conflito na família, morte) e o sofrimento interno pelo enfrentamento de nosso pecado e nossas limitações é sempre o caminho para a maturidade, o quebrantamento, o aperfeiçoamento, o caráter aprovado: “Também nos alegramos ao enfrentar dificuldades e provações, pois sabemos que contribuem para desenvolvermos a perseverança, e a perseverança produz caráter aprovado, e o caráter aprovado fortalece nossa esperança, e essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor.” (Romanos 5:3-5 - NVT).

    O mais maravilhoso nisso tudo é que não estamos sozinhos no deserto, ainda que muitas vezes, nos sintamos assim, abandonados. Porque o amor de Deus por nós não depende de nossas realizações. Mesmo quando fracassamos, duvidamos, nos afastamos dele, como o povo de Israel fez, sistematicamente, Ele está pronto a nos perdoar e continua a cuidar de nós. (Ouça “Moldura[i]”, a música maravilhosa de Stênio Marcius que enfatiza essa graça do Senhor em nossas vidas.)

    Mesmo naquela travessia difícil e perigosa, o povo de Israel foi alvo da bênção e da presença do Senhor: “(...) o Senhor, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou” (Dt 2:7). Assim também nesta vida, que é tão difícil e assustadora, tenha a certeza de que Deus tem te abençoado em tudo o que você está fazendo; Ele tem acompanhado e guiado cada passo da sua trajetória, cuidando de você; Ele tem estado com você, e nada lhe tem faltado. Porque não depende de seu mérito ou realizações, mas pura e simplesmente da graça de Deus.


 

Noemi Altoé Silva
Casada há 27 anos com Daniel e mãe de três filhos (Jônatas, Timóteo e Benjamim); formada em Letras pela Unicamp e apaixonada por ler e escrever.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário