Quando
uma mulher se transforma
Escrito por Noemi Altoé Silva
Não, não vou falar de cirurgia plástica, dietas milagrosas ou coaching. Quero falar de mudança de caráter, então, talvez alguém pare de ler esse texto, porque é mais doloroso que cirurgia e leva mais tempo que qualquer fórmula mágica de autoajuda. Foi o que aconteceu com Sarai, que teve até o nome mudado. De briguenta e contenciosa passou a ser conhecida por “Sara” que significa princesa, filha do rei, donzela ou dama.
Essa mulher dos tempos antigos foi incrédula e duvidou da promessa divina de que, mesmo na velhice, seria mãe. Foi conivente com a mentira do marido que, em situações de risco durante sua peregrinação, a apresentou como irmã e não esposa, devido à sua beleza estonteante mesmo em idade já avançada. Foi implacável e dura com a sua escrava Hagar porque após oferecê-la como concubina a seu marido Abraão, ela engravidou facilmente e passou a esnobar e desprezar sua senhora.
No entanto, essa mesma mulher é descrita, ao lado de Abraão, como alguém que “apesar de estéril e avançada em idade – recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hb 11.11). Ela creu e confiou, apesar de suas dúvidas e fraquezas. É apresentada também como referência de mulher que não valorizou a beleza exterior, mas demonstrou verdadeira beleza “num espírito dócil e tranquilo, que é de grande valor para Deus” (1 Pe 3.4).
De incrédula e mandona, passou
a colocar sua esperança em Deus, sujeitando-se a Abraão, praticando o bem e não
dando lugar ao medo (1 Pe 3.5,6). Nem parece a mesma mulher! Mas essa mudança
foi um longo e lento processo repleto de erros, lágrimas e sofrimento. Você e
eu também podemos, apesar de nossos fracassos, experimentar transformação e nos
tornarmos mulheres que descansam no Senhor e aguardam o tempo dele para cumprir
seus propósitos em nossas vidas. Que nos tornemos “filhas de Sara”, buscando a
beleza interior, confiando nas promessas de Deus, fazendo o bem e vivendo
livres do medo.
Noemi Altoé Silva
Casada há 27 anos com Daniel e mãe de três filhos (Jônatas,
Timóteo e Benjamim); formada em Letras pela Unicamp e apaixonada por ler e
escrever.
👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.
Nenhum comentário:
Postar um comentário