quarta-feira, 1 de maio de 2024

Casamento, o que a Bíblia Diz?




 Casamento, o que a Bíblia Diz?

Como escolher a pessoa certa para se casar?

    A Bíblia diz que os servos do Senhor devem casar-se somente no Senhor, isto é, somente com quem tem comunhão com Cristo.

   "A mulher está ligada ao seu marido enquanto ele viver. Mas, se o marido morrer, ela fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor." 1CO 7: 39;

    Em oração, você deve identificar as características necessárias, segundo as Escrituras, de seu cônjuge, e a vida social que você e essa pessoa desejam.

  "Melhor é serem dois do que um, porque maior é o pagamento pelo seu trabalho.  Porque se caírem, um levanta o companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquecerão; mas, se for um sozinho, como se aquecerá?  Se alguém quiser dominar um deles, os dois poderão resistir; o cordão de três dobras não se rompe com facilidade." EC 4: 9-12;


    Geralmente as pessoas se apaixonam e depois tentam mudar a outra pessoa para se adequar aos seus próprios sonhos. Isso nem sempre acontece, e pode ser até egoísmo. A Bíblia diz que no casamento o homem e a mulher deixam seus lares paternos, e se unem, formando uma nova unidade familiar, uma só carne, com origens distintas, mas agora se adequando a serem apenas uma só carne.
     Qual o caráter, o comportamento, o relacionamento familiar e social, que essa pessoa tem?

"Não se deixem enganar com palavras vazias, porque a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa dessas coisas.  Portanto, não participem daquilo que eles fazem. Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz — porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade" EF 5: 6-9;

Então, a escolha da pessoa deve ser pautada na Palavra, na oração e no caráter.


O que a Bíblia ensina a respeito do casamento?

    A Bíblia diz que Deus fez homem e mulher e ordenou o casamento, que é apenas celebrado entre um homem e uma mulher, para alegria mútua, pela convivência amorosa e satisfação sexual, bem como para a reprodução da raça humana.

"Beba a água da sua própria cisterna e das correntes do seu poço. Por que você derramaria as suas fontes lá fora, e os seus ribeiros de água pelas praças? Que sejam para você somente e não para os estranhos que estão com você. Seja bendito o seu manancial, e alegre-se com a mulher da sua mocidade,"  PV 5.15-19;

Por que no Antigo Testamento houve poligamia?

    A Bíblia diz que o casamento que Deus fez foi entre um homem e uma mulher,

"O Senhor Deus disse ainda:
— Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles. O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele. Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22 E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele.  E o homem disse: "Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada." Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam."  GN 2.18-25;

    e foi a esse casamento que Jesus Cristo se referiu em Mateus 19.4-6.

"Jesus respondeu: — Vocês não leram que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher  e que disse: "Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne"?  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou."  Mateus 19.4-6;

    Com a entrada do pecado, a raça humana adotou algumas práticas que se tornaram arraigadas na estrutura de alguns povos e gerações, dentre esses o povo de Israel.

"Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, e o nome da outra era Zilá."  GN 4.19;

    Mesmo assim, Deus destacou os problemas desse tipo de casamento por uma lei que deu aos reis de seu povo,

"Esse rei também não deve tomar para si muitas mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem deve acumular muita prata e muito ouro."
DT 17.17;

    bem como registrou na Bíblia os problemas decorrentes desse tipo de casamento polígamo.

Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Mas tinha uma serva egípcia, chamada Agar. Então Sarai disse a Abrão: — Eis que o Senhor me impediu de dar à luz filhos. Tome, pois, a minha serva; talvez assim eu possa ter filhos por meio dela. E Abrão concordou com o plano de Sarai.  Então Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua serva egípcia, e a deu por mulher a Abrão, seu marido, depois que ele já estava morando durante dez anos na terra de Canaã.  Ele teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Ao saber que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para a sua senhora.  Então Sarai disse a Abrão: — Seja sobre você a afronta que é feita a mim. Eu mesma pus a minha serva em seus braços; ela, porém, vendo que engravidou, me olha com desprezo. Que o Senhor julgue entre mim e você. Abrão respondeu a Sarai: — Você continua a ter controle sobre a sua serva. Faça com ela o que melhor lhe parecer. Então Sarai a humilhou, e Agar fugiu da presença dela." GN 16.1-6;

    Com a revelação completa de Deus na Nova Aliança, a Palavra de Deus estabeleceu claramente o padrão divino — a monogamia.

"É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, moderado, sensato, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;" 1TM 3.2;

    Toda a linguagem do Novo Testamento a respeito do casamento está no relacionamento singular do marido com uma só esposa.

"Mas, se ela se separar, que não se case de novo ou que se reconcilie com o seu marido. E que o marido não se divorcie da sua esposa."
1CO 7: 11;

    Por fim, a questão da poligamia no Antigo Testamento se assemelha ao modelo de divórcio, Deus permitiu algo por certa época, que foi remodelado com a vinda de Cristo Jesus.


"— Também foi dito: "Aquele que repudiar a sua mulher deve dar-lhe uma carta de divórcio." Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a se tornar adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério."
MT 5.31,32;


Quais os princípios bíblicos para um casamento feliz e duradouro?

    A Bíblia diz que o marido deve amar fielmente a esposa como Cristo ama a Igreja, e que a esposa deve se submeter fielmente ao marido como a Igreja é sujeita a Cristo, amando-o (EF 5.22-33; TT 2.4; ).

"Igualmente vocês, esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm.  Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.  Pois foi assim também que, no passado, costumavam se enfeitar as santas mulheres que esperavam em Deus, estando cada qual sujeita a seu próprio marido.  Foi o que fez Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-o de "senhor", da qual vocês se tornaram filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas."  1PE 3.1-7;

    Cada um deve cumprir o seu papel fielmente. A compreensão bíblica de uma convivência amorosa pode ser extraída da descrição do amor em 1 Coríntios 13.1-8.

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará. O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. Havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará."

    Com esses textos em mãos pergunte-se: Trato meu cônjuge dessa maneira? Nosso casamento reflete os tratos recomendados para todos os cristãos em 1 Coríntios 13.1-8?



🙋Para ter Acesso a todo o conteúdo adquira já em nosso site a Bíblia Diz, a Bíblia de estudo mais barata do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário