quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Novas percepções ajudam a vencer as crises

 


Novas percepções ajudam
a vencer as crises

Escrito por Daniel Bento


    Ao longo da vida, toda família passa por crises; situações difíceis como conflitos, doenças, perdas financeiras e tantas outras coisas podem durar pouco tempo, chegando logo o escape, a solução; porém, outras crises se estendem por muito tempo gerando um sofrimento intenso e prolongado. É preciso o enfrentamento da crise com a atitude certa, que passa pelo renovar da mente, pelo renovar da percepção diante da dor.

    Certa vez, veio ao meu gabinete pastoral, uma mulher de meia idade, insatisfeita com o seu casamento de 35 anos, afirmando não amar mais o seu esposo e estar pensando em terminar tudo. Ao investigar o porquê de tal afirmação, identifiquei que na verdade, essa mulher, apesar de casada há tantos anos, tinha uma concepção equivocada e superficial de casamento e amor. Ela ainda confundia amor com paixão e atração física. Porém, apesar de sentir pouco desejo pelo marido, devido à baixa libido, ela se dedicava a ele, recebendo-o bem, cuidando dele, preparando as refeições, enfim, sendo leal e servindo a ele; apesar de faltar um elemento importante na vida do casal, a intimidade, ainda havia amor, expresso nessas atitudes.

    Naquele momento de aconselhamento, abrimos a Bíblia em 1 Coríntios 13 e voltando a atenção para essa passagem, pude apresentar àquela mulher a definição bíblica de amor. Segundo esse texto, algumas das ações que descrevem o verdadeiro amor são: ser paciente, ser bondoso, não invejar, não maltratar, não buscar os próprios interesses, não se irar facilmente, suportar, crer, esperar. Apesar de também envolver emoções e sentimentos, o amor é muito mais ação e decisão. Amar é agir, é decidir todos os dias permanecer, é fazer algo em favor do outro. Após entender isso, os olhos daquela mulher voltaram a brilhar, pois percebeu que ainda amava o seu marido. Recomendei que ela desistisse da ideia de terminar o casamento e que perseverasse, pois o amor a ajudaria a vencer os outros desafios. De fato, eles permaneceram juntos e essa nova percepção do amor mudou a maneira como ela passou a lidar com seu esposo.

    Se alguma coisa te leva a crer que o seu lar não vale a pena, busque em Deus forças para que você possa renovar a sua mente e sua percepção, a fim de ser capaz de olhar do jeito certo para a família em que Deus escolheu te colocar.



Pr. Daniel Bento
Pastor batista e psicanalista clínico
Pós-graduado em Aconselhamento

👉
Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário