sábado, 26 de dezembro de 2020

Casamento - O que a Bíblia Diz?



Casamento

O Que a Bíblia Diz?

1. Casamento
Como escolher a pessoa certa para se casar? 

A Bíblia diz que os servos do Senhor devem casar-se somente no Senhor, isto é, somente com quem tem comunhão com Cristo (ML 2.11; 1CO 7.39). Em oração, você deve identificar as características necessárias, segundo as Escrituras, de seu cônjuge, e a vida social que você e essa pessoa desejam (EC 4.9-12). 

Geralmente as pessoas se apaixonam e depois tentam mudar a outra pessoa para se adequar aos seus próprios sonhos. Isso nem sempre acontece, e pode ser até egoísmo. 

A Bíblia diz que no casamento o homem e a mulher deixam seus lares paternos, e se unem, formando uma nova unidade familiar, uma só carne, com origens distintas, mas agora se adequando a serem apenas uma só carne (GN 3.24). 

Qual o caráter, o comportamento, o relacionamento familiar e social, que essa pessoa tem (EF 5.1-6.9)? 
Então, a escolha da pessoa deve ser pautada na Palavra, na oração e no caráter.

2. Casamento
O que a Bíblia ensina a respeito do casamento? 

A Bíblia diz que Deus fez homem e mulher e ordenou o casamento, que é apenas celebrado entre um homem e uma mulher, para alegria mútua, pela convivência amorosa e satisfação sexual, bem como para a reprodução da raça humana (GN 1.26-28; PV 5.15-19).

3. Casamento
Por que no Antigo Testamento houve poligamia? 

A Bíblia diz que o casamento que Deus fez foi entre um homem e uma mulher (GN 2.18-25), e foi a esse casamento que Jesus Cristo se referiu em Mateus 19.4-6. 

Com a entrada do pecado (RM 5.12), a raça humana adotou algumas práticas que se tornaram arraigadas na estrutura de alguns povos e gerações, dentre esses o povo de Israel (GN 4.19; DT 21.15-17). Mesmo assim, Deus destacou os problemas desse tipo de casamento por uma lei que deu aos reis de seu povo (DT 17.17), bem como registrou na Bíblia os problemas decorrentes desse tipo de casamento polígamo (GN 16.1-6; 1SM 1.1-7 etc.). 

Com a revelação completa de Deus na Nova Aliança, a Palavra de Deus estabeleceu claramente o padrão divino — a monogamia (1TM 3.2). Toda a linguagem do Novo Testamento a respeito do casamento está no relacionamento singular do marido com uma só esposa (RM 7.3; 1CO 7.11; EF 5,25; CL 3.19; 1PE 3.7). Por fim, a questão da poligamia no Antigo Testamento se assemelha ao modelo de divórcio, Deus permitiu algo por certa época, que foi remodelado com a vinda de Cristo Jesus (MT 5.31,32; 19.7-9).

4. Casamento
Quais os princípios bíblicos para um casamento feliz e duradouro? 

A Bíblia diz que o marido deve amar fielmente a esposa como Cristo ama a Igreja, e que a esposa deve se submeter fielmente ao marido como a Igreja é sujeita a Cristo, amando-o (EF 5.22-33; TT 2.4; 1PE 3.1-7). 

Cada um deve cumprir o seu papel fielmente. A compreensão bíblica de uma convivência amorosa pode ser extraída da descrição do amor em 1 Coríntios 13.1-8. Com esses textos em mãos pergunte-se: Trato meu cônjuge dessa maneira? Nosso casamento reflete os tratos recomendados para todos os cristãos em 1 Coríntios 13.1-8?

🙋 Eu quero a minha Bíblia Diz


Fonte: A Bíblia Diz

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick



Um comentário:

  1. Para glória de Deus fui batizado como Jesus se batizou (águas corrente rio Itapemirim) e ordenou.

    ResponderExcluir