quarta-feira, 28 de abril de 2021

Quem foi a Rainha Ester?

 




Quem foi a Rainha Ester?


Ester era uma jovem órfão criada por seu primo Mardoqueu, levado ao exilio na Babilônia por Nabucodonosor, e cuidou dela como se fosse sua filha.

Durante uma festa, o rei da Pérsia, Xerxes, também conhecido com Assuero, ficou embriagado e mandou chamar sua esposa, a rainha Vasti, para esbanjar sua beleza para os convidados, príncipes e súditos de vários povos. No entanto a rainha se recusou, deixando Xerxes irado, que retirou ela do posto de Rainha da Pérsia.
Tempos depois, o rei mandou trazer as mulheres virgens e mais bonitas do reino, para escolher sua nova esposa, e Ester estava entre elas.

Durante um ano Ester e outras mulheres receberam um tratamento de beleza, e é dito que com sua simpatia, ela conquistava e causava boa impressão a todos que a conheciam. No fim do tratamento, ela foi a escolhida pelo rei persa para ser sua nova rainha no lugar de Vasti.

Havia um príncipe do império Pérsia, chamado Hamã, o qual não gostava de Mardoqueu, pois ele não se curvava diante dele.
Então Hamã decidiu se vingar, arquitetando um plano para exterminar todos os judeus. O rei Xerxes não sabia que Ester era judia, e permitiu que Hamã fazer o que quisesse.

Mardoque contou a Ester sobre o plano de Hamã, e suplicou que ela intercedesse ao rei,  Ester teve medo, pois ninguém podia entrar na presença do rei sem ser chamado, isso poderia causar a sua morte. 

"Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite, nem de dia; eu e minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci." - Ester 4: 16

O rei teve misericórida dela e perguntou o que ela queria, Ester então convidou o rei para um banquete, após esse, convidou para um segundo, onde revelou que era judia e que Hamã queria matar todo o povo judeu, Xerxes ficou irado com Hamã e mandou executa-lo na forca que ele mesmo construiu para matar Mardoqueu, assim o povo judeu se uniu e lutou contra seus inimigos.

A Rainha Ester confiou em Deus e foi usada para salvar todo o povo judeu.


Fonte: Wikipédia, Youtube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário