quinta-feira, 13 de maio de 2021

O que é Escatologia Cristã?



O que é Escatologia Cristã?


A escatologia, antigo ramo da teologia cristã, trata-se do estudo do final dos tempos e também da segunda vinda de Cristo. A palavra escatologia é derivada de duas palavras gregas: Último e estudo.

Considerando a consumação de todas as coisas, a escatologia bíblica cristã, cuida de explicar a vida após a morte, iniciando com o que acontece após a morte do indivíduo na terra, até seu destino eterno, sendo Céu ou Inferno, esse mesmo ramo de estudo na teologia católica possui, também, o purgatório, que seria um estado de purificação ou castigo temporário.

Os eventos relacionados ao fim dos tempos, também são abordados nesse ramo de estudo, tais como: O retorno de Jesus, a ressureição dos mortos, o arrebatamento, a grande tribulação, e depois, o milênio ou mil anos de paz, eventos interpretados ora literalmente, oura simbolicamente. A escatologia inclui o fim do mundo também, o juízo final, o banimento da morte, de satanás e de seus seguidores para o lago de fogo, e em seguida a criação de um novo céu e uma nova terra. Na teologia protestante,  a escatologia tem sido, às vezes, muito negligenciada no campo de estudo, o interesse nesse estudo diminuiu após a reforma até o final do século XIX.

Passagens escatológicas, popularmente conhecidas como "apocalípticas", são encontradas em toda bíblia, tanto no antigo testamento quanto no novo, embora estejam concentradas nos livros proféticos.

É um ramo de estudo muito interessante e enigmático, alguns críticos cristãos ortodoxos, tem sugerido que as discussões sobre esse estudo teológico é irrelevante e potencialmente prejudicial, alguns professores pensam que a fé cristã deve se ocupar do que é mais transparente sobre a salvação.


🙋 Eu quero o Manual de Escatologia.


Fonte: Wikipédia.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário