quarta-feira, 12 de maio de 2021

Quem foi Edgar Allan Poe?


Quem foi Edgar Allan Poe?


Edgar Poe nasceu em Boston, Massachusetts, no dia 19 de Janeiro de 1809.
Nascido no seio de uma família escocesa-irlandesa, Edgar era o segundo filho dos atores David Poe Jr., americano, e Elizabeth Arnold Hopkins Poe, inglesa. Tinha também um irmão mais velho chamado William Henry  e logo teriam a caçula da família, Rosalie.
Com cerca de um ano e meio de idade, o pai de Edgar abandonou a família, deixando-os desamparados, sua mãe veio a falecer pouco tempo depois após dar à luz, devido a complicações do parto e também tuberculose, deixando os três filhos órfãos.

Seu irmão mais velho foi mandado para casa de parentes no interior do país, sua irmã foi formalmente enviada para adoção e Edgar foi acolhido por uma família, no entanto, não foi formalmente adotado, com isso seu nome passou a ser Edgar Allan Poe.
Devido a boa situação financeira da família, Edgar teve uma educação de qualidade desde a infância, na adolescência foi admitido na Universidade da Virgínia, de onde foi expulso graças a seu estilo aventureiro e boêmio.
Já em 1827, Edgar se alistou nas forças armadas, durante esse período ele publicou seu primeiro livro, Tamerlane and Other Poems. Após o falecimento de sua mãe adotiva ele publicou seu segundo livro, Al Aaraf.

A partir daí muita coisa foi acontecendo, Poe se dedicou a escrita de ficção enquanto morava na casa de uma tia viúva, no final de 1835 se tornou editor do jornal Southern Literary Messenger em Richmond.
Casou-se em segredo com sua prima de primeiro grau, Virgínia de apenas treze anos em 1836. Ficou quinze meses em Nova Iorque, improdutivos, e depois se mudou para Filadélfia, pouco depois de publicar The Narrative of Arthur Gordon Pym.
Depois da morte de sua esposa e suas crises com Álcool, Edgar publicou, em 1845, seu popular poema, O Corvo.

Edgar é conhecido por suas narrativas envolvendo mistério e o macabro, foi um dos primeiro escritores de contos e é, geralmente, considerado o inventor do gênero ficção policial. Ele também foi um dos primeiros escritores conhecidos, por tentar ganhar a vida através da escrita, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis. 
Suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo, bem como em campos especializados, tais como a cosmologia e a criptografia.

Edgar Allan Poe teve uma morte misteriosa, digna de seus contos mais sombrios. Em três de Outubro de 1849, ele foi encontrado nas ruas, em Baltimore, com roupas que não eram suas em Delirium Tremens (é um estado confusão breve, acompanhado de perturbações somáticas, que usualmente acomete usuários de álcool gravemente dependentes em abstinência absoluta ou relativa), veio a morrer quatro dias depois, no hospital, no dia 7 de Outubro, aos 40 anos.
Poe nunca conseguiu explicar de modo coerente como tinha chegado naquela situação, suas últimas palavras, segundo algumas fontes, foi: "Senhor, por favor, ajude minha pobre alma".


🙋 Eu quero o Box Edgar Allan Poe.


Fonte: Wikipédia.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário