terça-feira, 18 de maio de 2021

Quem foi John Bunyan?


Quem foi John Bunyan?


John Bunyan nasceu no dia 30 de Novembro de 1628, em Londres. Quando pequeno, Bunyan teve pouca educação escolar, seguiu seu pai no comercio de Tarish Tinker, e depois serviu no exército parlamentário de Newport Pagnell de 1644 à 1647.
Em sua Juventude, Bunyan descreve a si mesmo como desregrado, dizia que falava muito palavrão, dançava muito e era muito namorador, fatos esses descritos em sua biografia "Graça Abundante".
Em 1649 ele se casou com uma jovem mulher, e viveu em Elstow até 1655, quando sua esposa veio a falecer. Se mudou para Bedford em seguida, e se casou novamente em 1659.

O surpreendente poder de sua imaginação o levou a contemplar atos de impiedade e profanação, muitas situações, experiências as quais ele transferiu para os seus livros. Ele continuamente ouvia vozes alertando-o a "vender a Cristo," e era torturado por temerosas visões.
Após diversos conflitos espirituais, Bunyan escapou dessa condição e se tornou um entusiástico pregador do evangelho e um cristão fervoroso.

Foi batizado na igreja batista, por imersão no Rio Grande em 1653, em 1655 se tornou diácono, pregando desde o início com um marcante sucesso.
Bunyan foi processado em 1658 por pregar sem licença, no entanto, ele continuou a pregar e não foi preso até Novembro de 1660, quando foi levado a cadeia municipal de Silver Street em Bedford. Ali ficaria detido por pelo menos três meses, mas por se recusar a parar de pregar sua pena se estendeu por um período de 12 anos, tirando poucas semanas antes de terminar sua pena quando Carlos II emitiu a Declaração de indulgência Religiosa. Durante esse período na prisão, Bunyan iniciou a primeira parte de uma de suas obras mais conhecidas, O Peregrino. Ao sair da prisão, ele se tornou pastor da igreja de Bedford, mas, em Março de 1675, ele foi novamente preso, desta vez no cárcere de Bedford, porque Carlos II havia anulado a Declaração de Indulgência Religiosa. Durante esse segundo tempo na prisão, ele provavelmente terminou a segunda parte do livro "O Peregrino".

O peregrino é considerado uma das maiores e mais conhecidas alegorias cristãs de todos os tempos, tem sido amplamente traduzido em diversas línguas. Missionários Protestantes geralmente o traduziam em primeiro lugar depois da Bíblia.

John Bunyan Morreu a caminho de Londres, quando pegou um forte resfriado e morreu de febre na casa de um amigo em Snow Hill em 31 de Agosto de 1688, aos 59 anos. Seu túmulo está localizado no cemitério de Bunhill Fields em Londres.




Fonte: Wikipédia.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário