quarta-feira, 29 de junho de 2022

Casa Arrumada, sem estresse e sem neurose


 Casa Arrumada, sem estresse e sem neurose

Escrito por Noemi Altoé Silva

 Para quem deseja ter uma casa organizada e arrumada, existem dois extremos pouco saudáveis que devem ser evitados a todo custo: a casa desorganizada e sempre bagunçada, que gera estresse e desânimo em todos que vivem nela, e a casa impecável, em que ninguém pode deixar uma agulha fora do lugar que dá briga. Você pegou a ideia, né?

 O ideal então, é ter uma casa funcional, limpa e organizada e que ao mesmo tempo gere um ambiente tranquilo e acolhedor, sem cobranças exageradas. Mas será que isso é possível? Para algumas mulheres, isso é algo muito simples e quase natural, mas para outras (e eu me incluo nesse grupo), encontrar esse equilíbrio é desafiador. Tenho aprendido algumas dicas bem úteis e práticas que gostaria de compartilhar com você, se estiver comigo nesta luta de manter a casa em ordem e promover para a família um ambiente agradável, além de motivar a todos da casa a ter bons hábitos e disciplina de organização e limpeza.

 Aí vão algumas dicas que têm me ajudado a transformar minha bagunça num lugar minimamente aceitável, sem ter que sair correndo para guardar coisas quando aperta a campainha e surge uma visita inesperada. Essas sugestões parecem tão óbvias, mas têm me ajudado a manter minha sanidade mental, numa casa de cinco pessoas, das quais sou a única mulher (e a única outra fêmea, nossa cachorra Joy, se aliou aos machos, pois todos os dias apronta alguma e aumenta a bagunça da casa…).


1) Cada coisa deve ter o seu lugar.


 Se você sabe onde guardar cada coisa, além de manter a casa arrumada, saberá onde encontrar as coisas e não perderá tempo procurando-as.

2) Assim que usar, devolva no devido lugar.

 Seguindo a ideia da dica acima, já que cada coisa tem o seu lugar, coloque-as onde elas devem ficar. Chegou da rua, guarde os calçados na sapateira, pendure a bolsa e a chave do carro. Guarde as compras imediatamente. Usou a tesoura de costura, guarde-a de volta. Não deixar as coisas esparramadas dá uma sensação de tranquilidade e alivia o estresse que a desorganização gera.

3) Arrume a cama todos os dias, assim que levantar.

 Nem todos têm esse hábito e aqui em casa luto para ensinar meus filhos a arrumar a cama. Eles raciocinam assim: “Mãe, para que arrumar a cama, se de noite eu vou dormir e desarrumar de novo?”, mas eu rebato dizendo que ao longo do dia, ver uma cama lisinha e arrumada ajuda a eliminar o estresse de ver coisas bagunçadas e desorganizadas. Tenho até base bíblica para argumentar com eles (confesso que com poucos resultados, mas fazer o quê?): Jesus dobrou o lencinho que cobria sua face quando ele ressuscitou (Jo 20.7) e Pedro mandou Eneias levantar-se e arrumar a cama (At 9.34). Brincadeiras à parte, ter a cama arrumada motiva você a começar seu dia sem procrastinações e elimina as tarefas mais básicas logo de cara.

4) Nunca saia de um cômodo de mãos vazias.

 
Sempre podemos levar algo de um lugar para o outro enquanto nos deslocamos pela casa. Se estou indo da sala para a cozinha e vejo que alguém deixou uma caneca usada ali, já levo para a pia da cozinha. Se um livro ficou em cima da mesa da copa e estou indo para o escritório, já devolvo o livro na estante. Essa prática tem me ajudado a diminuir as coisas que estão fora do lugar. 

5) Mantenha as superfícies planas com poucas coisas.

  
Em vez de ter um aparador cheio de bibelôs, porta-retratos e itens de decoração, escolha dois ou três itens que você gosta mais e torne seu espaço mais intencional e agradável. Ajuda na hora da limpeza e elimina a quantidade de informação que seu cérebro tem que processar, cada vez que você olha para um móvel que tem dezenas de coisinhas, cada qual buscando sua atenção.


 Por hoje é só, mas espero que essas dicas tenham ajudado. Talvez no próximo post eu fale sobre como evitar as distrações com as mídias sociais e a internet e ter mais tempo para cuidar da casa e mantê-la limpa e organizada, já que esse é outro desafio dos nossos dias.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário