terça-feira, 7 de junho de 2022

Evitando o Conflito na Família


Evitando o Conflito na Família

Escrito por Noemi Altoé Silva

 Discórdia, desavença, conflito. Algo muito comum nas famílias nos nossos dias. As famílias desaprenderam a arte de relevar, de ser compassivos com as falhas alheias. As pessoas que mais amamos podem ser cruéis, críticas e duras e causar feridas que demoram a curar. Mas há um caminho melhor para os relacionamentos tanto na família nuclear, como na estendida (que inclui irmãos(ãs), sobrinhos(as), cunhados(as), tios(as), avós e agregados…).

 O caminho da busca pela paz, da renúncia e da graça. Não estou dizendo que devemos negar nossas emoções e fazer de conta que nada está acontecendo. Ao contrário, é preciso admitir que se está com raiva, magoado ou frustrado com determinada situação, mas após reconhecer isso para si mesmo e para Deus (e se possível, para outra pessoa confiável disposta a ouvir), seguir em frente para a pacificação.

 Foi assim que Abraão agiu quando se deparou com uma situação difícil de briga na família. Resumindo a história, Abraão tinha enriquecido e tinha muito gado. Seu sobrinho também. Os dois queriam o melhor para suas famílias e um bom lugar de pastagens para os animais. Desejo legítimo e justo.

Os recursos da terra, porém, não eram suficientes para sustentar Abrão e Ló, com todos os seus rebanhos, vivendo tão próximos um do outro. Logo, surgiram desentendimentos entre os pastores de Abrão e os de Ló” (Gn 13.6,7 - NVT).

 Foi aí que Abraão demonstrou ser um pacificador (e não um perdedor, como alguns poderiam achar, só porque cedeu).

Então Abrão disse a Ló: ‘Não haja conflito entre nós, ou entre nossos pastores. Afinal, somos parentes próximos! A região inteira está à sua disposição. Escolha a parte da terra que desejar e nos separaremos. Se você escolher as terras à esquerda, ficarei com as terras à direita. Se preferir as terras à direita, ficarei com as terras à esquerda’.” (Gn 13.8,9 - NVT)

 Precisamos de mais atitudes assim em nossas famílias. Abrir mão de algo, ceder, dar a preferência ao outro, evitar a confusão, a briga, as discussões, pois tudo isso desgasta, causa feridas e distanciamento. Que o Senhor nos ajude a viver em paz e buscar a conciliação, ainda que isso nos custe renunciar a fazer as coisas do nosso jeito.

 Que o Senhor nos encha de compaixão e perdão para seguir em frente e jamais desistir de nossas famílias.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário