segunda-feira, 6 de junho de 2022

Não tenha medo! Tema ao Senhor!

 


Não tenha medo! Tema ao Senhor!

Escrito por Pr.Clayton Cabral da Cunha

Todos nós sentimos medo, do menor ao maior. Claro que enquanto um adulto tem medo de ficar desempregado, uma criança sente medo de uma simples lagartixa.  Em determinada situação o medo pode ser bom, nos livrando de situações perigosas, contudo, o medo excessivo pode ser prejudicial, paralisando ações básicas e necessárias.

 Mas para que o tema faça um pouco mais de sentido, precisamos entender o que é medo. De forma simples, diria que medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta, geralmente quando nos sentimos ameaçados. É também um freio que nos impede de cair em abismos, mas também pode ser percebido como uma muralha que impede nossa jornada. Qual é o seu medo? O que tira o seu sono? Jó afirma em seu livro, que o que ele mais temia, lhe sobreveio (Jó 3.25 – NVI). 

 Existem medos normais, e já vimos que são bons para que fiquemos sempre alertas. Mas existem medos anormais e ruins, ou seja, aqueles que acabam nos prejudicando. Algumas pessoas sentem medo de sair de casa, medo de ficar solteiro, ou de se casar, medo de morrer, e até medo de viver. Há, porém, um medo que nos estabiliza e que todo crente deve cultivar: “O TEMOR AO SENHOR”.

 Mas por que devemos cultivá-lo? Porque a Bíblia diz que “o temor ao Senhor”, elimina todos os outros tipos de medos. O salmista afirma que o temor ao Senhor elimina o medo acerca do futuro de nossa família, da pobreza, das trevas, e diz que o homem que teme ao Senhor, jamais será abalado (Sl 112.1-9). Precisamos, contudo, entender que temer ao Senhor, não se trata de ter medo de Deus. A expressão hebraica usada pelo salmista é yare, e quer dizer “reverenciar, ter admiração”, ou seja, algo distante da ideia de ter medo de Deus (STRONG, 2022).
 Uma das ordens mais repetidas na Bíblia é “NÃO TEMAS”, ou seja, não tenha medo!  É muito provável que Deus tenha deixado essa orientação, por saber que por muitas vezes iríamos precisar dela. O rei Salomão diz que o temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1.7).

 Concluo essa reflexão com as palavras do salmista Davi:

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. O que poderá fazer-me o simples mortal?” (Sl 56.3,4).

Que Deus abençoe a sua vida!

 

Referências

STRONG, James. Temas - Strong's number h3372 . Bible Study: Olive Tree. Consultado em: 19.maio.2022.

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.



Nenhum comentário:

Postar um comentário