segunda-feira, 20 de junho de 2022

Vencendo os Inimigos


Vencendo os Inimigos

Escrito por Noemi Altoé Silva

 É muito provável que você, assim como eu, nunca tenha estado em um campo de batalha. Apesar de não temos ideia do que seja estar cercado de inimigos, empunhando uma espada, ainda hoje enfrentamos adversários que podem nos deixar acuados e apavorados diante das perspectivas de um desfecho mortal.

 O rei Davi, apesar de um guerreiro experiente e tendo no currículo a vitória contra um gigante, quando ainda era adolescente, experimentou esse medo e desespero. Seu filho favorito, Absalão, o apunhalara pelas costas, liderando uma rebelião para tomar-lhe o trono. Davi estava fugindo quando escreveu este poema, o Salmo 3.

 Além da dor da traição, ele tinha de lidar com os comentários maldosos e a tentativa de minar sua fé e esperança. Muitos diziam que para ele não havia salvação (v.2). Já se sentiu assim? Em vez de ouvir palavras encorajadoras, motivadoras, o que lhe chega aos ouvidos são frases desanimadoras, pessimistas: “Não tem jeito, isso não vai dar certo, você não vai conseguir.” As pessoas não são nossas inimigas, mas acabam sendo instrumentos de um de nossos principais adversários, o diabo, cuja estratégia mais usada é abalar nossa confiança em Deus.

 Mas Davi conhecia bem seu arsenal contra os inimigos. Então ele lutava contra essas flechas inflamadas da dúvida, levando todo seu medo ao Senhor. Ele clamava em oração, ele reafirmava sua confiança em Deus e se escondia na proteção do Senhor, seu escudo. Em vez de andar cabisbaixo, se arrastando, resmungando diante dos problemas e pressões externas, ele se certificava de que Deus o faria andar de cabeça erguida (v.3). Ele vestia toda a armadura de Deus (Ef 5.10-17) para ficar firme e não cair prostrado e humilhado.

 Ao derrotar a dúvida e a falta de confiança em Deus, Davi aniquilava (com a mesma arma), outro inimigo muito conhecido nosso: a ansiedade. Sua busca intensa pelo socorro de Deus, insistindo, clamando, buscando a ajuda do Senhor permitia que ele vencesse a insônia: “Em me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém” (v. 5).

 Mesmo cercado de inimigos mortais como a dúvida, o medo, a ansiedade, é possível sentir-se protegido, seguro e ter uma boa noite de sono. Basta seguir a estratégia deste valente e experimentado guerreiro, Davi, que nos desafia com sua experiência a confiar no Senhor e a usar nossa mais poderosa arma, a oração.

👉  Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário