quarta-feira, 13 de julho de 2022

2022 ou 1984?

 


2022 ou 1984?

Escrito por Noemi Altoé Silva

 Já ouviu falar do Big Brother? Infelizmente você deve ter se lembrado daquele reality show emburrecedor e grotesco que apresenta aos telespectadores a sordidez de seres humanos que se dispõem a serem observados 24 horas por dia por pessoas que, a meu ver, não são capazes de usar seu tempo de forma sábia, nem priorizam os valores de Deus em suas vidas. Mas não é desse Big Brother que quero falar, e sim do que serviu como inspiração para esse programa infame. O Grande Irmão foi inventado pelo escritor George Orwell, no livro 1984.

 Na distopia criada por Orwell neste romance, o Grande Irmão controla tudo em uma sociedade subjugada do pós-guerra, em que há “teletelas” (vigilância 24 horas), a Polícia das Ideias, o Ministério da Verdade e até o controle da língua com a criação do idioma “Novilíngua”, cujo propósito era travar o pensamento das pessoas com a diminuição do vocabulário. Pra quem acha que tudo isso só acontece na ficção, no regime totalitário da Coreia do Norte, segundo depoimento de Yeonmi Park, uma jovem coreana que conseguiu escapar, o Estado eliminou palavras do vocabulário, dentre elas, liberdade, missionário, religião.

 No Brasil e em muitos países do mundo, “ministérios da verdade” estão sendo criados para controlar até o que as pessoas pensam, já que meras opiniões se tornaram crimes. Na China, o sistema de vigilância por câmeras é usado para monitorar cada passo do cidadão e mesmo em países do ocidente, o número de câmeras aumenta a cada dia.
 As pessoas estão sendo vigiadas, e cada vez mais, os dados e informações do cidadão são monitorados e manipulados. Ainda na China, em 2020, foi implantado um sistema de crédito social em que as pessoas ganham ou perdem pontos, à medida que fazem coisas que o governo considera positivas ou negativas, tornando-as elegíveis, por exemplo, para benefícios como menor tempo de espera em hospitais, acesso a escolas, promoções no trabalho e a baixa pontuação as penaliza com zero acesso a escolas privadas, vergonha pública (on-line ou na TV), inelegibilidade para empregos públicos, dentre outros. A moda parece que está pegando porque a prefeitura de Bolonha, na Itália, está criando um sistema de crédito social, o Smart Citizen Wallet, em que os cidadãos serão premiados por comportamento “virtuoso”, com vantagens econômicas e outros benefícios.

 Se queremos entender um pouco o que está acontecendo no Brasil e no mundo, a leitura de 1984 é quase obrigatória. Ao ler este livro, você verá que ficção e realidade se misturam e que George Orwell, para nossa tristeza, foi praticamente um profeta que anteviu o que regimes totalitários seriam capazes de fazer e como o ser humano está cada vez mais se submetendo a um controle absurdo e perdendo suas liberdades individuais.


Adquira o livro 1984 de George Orwell em nosso site clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário