sexta-feira, 15 de julho de 2022

Reacendendo a paixão no casamento

 



Reacendendo a paixão no casamento

Escrito por 
Noemi Altoé Silva

“Sua boca é a própria doçura; ele é mui desejável. Esse é o meu amado, esse é o meu querido, ó mulheres de Jerusalém.” (Ct 5.16 - NVI)


 “O amor acabou. Não sinto mais nada pelo meu marido. A alegria e o prazer se foram. Como nosso casamento foi chegar a esse ponto de perdermos tanto a conexão?”
 Podemos ficar estarrecidas e tristes com essa constatação, mas é uma realidade em muitos casamentos e negá-la simplesmente manterá as coisas como estão, ou pior, levará a um desfecho de separação. Apesar de não querermos acreditar que isso pode estar acontecendo, é preciso encarar a verdade. Os motivos podem ser distintos, mas com certeza alguns são comuns a todos os casamentos.

 A maternidade é uma bênção, mas às vezes, os filhos roubam o lugar do marido. Ele fica esquecido, “jogado às traças” porque dedicamos toda nossa energia e tempo para cuidar dos rebentos. Não sobra muita coisa para o marido depois de dias focando só na prole. Infelizmente, os dias se tornam semanas, as semanas, meses e os meses, anos… Quando os filhos ocupam o primeiro lugar, a mulher deixa de cuidar até da aparência. Já não se arruma para o marido e sequer tem energia para acolhê-lo e supri-lo.
 Essa negligência e desrespeito ficam evidentes quando, ao chegar em casa, a mulher sequer levanta os olhos para recebê-lo, quanto mais dar um beijinho ou um abraço.

 Se você se identifica, tenho uma boa notícia para você. É possível se “reapaixonar” pelo marido e a receita (pasme!) está na Bíblia. O livro de Cântico dos Cânticos pode ser uma fonte inesgotável de ideias para as duas práticas que vou sugerir abaixo.
 Não importa se você é jovem, com filhos pequenos, ou em plena maturidade, com o ninho ficando vazio (que a propósito é o meu caso). Não espere os filhos crescerem, nem espere mais 20 anos para alguma coisa acontecer. Não dá para esperar as circunstâncias mudarem porque muita coisa só vai mudar daqui a muito tempo. Não dá tempo de esperar sentir vontade ou desejo. É preciso tomar a decisão de fazer algo hoje e resgatar a conexão entre você e seu marido.

 Algo muito simples que pode dar resultado imediato é o toque físico. Podemos e devemos nos aproximar fisicamente: pegar na mão, fazer um cafuné no cabelo, abraçar o marido. Não permita que a exaustão, a falta de alegria, a frustração ou a raiva a afastem dele. Essas emoções podem bloquear o desejo de proximidade, e evitamos até o mínimo contato como pegar na mão para orar, ou caminhar e dar beijinho de bom dia/boa noite.
 Mas mesmo sem muita vontade, decida se aproximar. A verdade é que a vontade vem depois do toque. Uma massagem no pescoço, um beijo mais prolongado, um abraço apertado aos poucos farão você se sentir viva de novo e enxergar que esse homem que é seu marido gosta de sentir seu abraço, seu afeto por meio do contato físico. (Para mais ideias, leia Cântico dos Cânticos.)

 Outra forma de reacender a paixão é enviar mensagens românticas. Você pode elogiar ou agradecer, mas sempre destacar algo positivo. Outro dia, quando arrumava uma caixa de lembranças me deparei com as cartinhas e cartões que trocamos durante nosso namoro. Fiquei impressionada com a quantidade de bilhetes de amor e frases apaixonadas. Fiquei pensando para onde tinha ido tanto entusiasmo… e pensei também que fazia anos que não dava um cartão para ele. Resolvi procurar um na internet, cartão virtual mesmo. Algo tão fácil de fazer, porém, com potencial para aproximar, conectar, trazer para perto do coração.

 Peça a Deus que a ajude a se apaixonar de novo por seu marido e faça sua parte com essas duas práticas pequenas e simples, mas que podem reacender a fagulha do amor e levar você e seu marido a experimentar de novo a conexão que todo casal deseja.


👉 Acesse Livraria Cirstã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário