quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Entendendo Melhor a Alma Humana

 



Entendendo Melhor a Alma Humana

Escrito por Daniel Bento da Silva

Pastor Batista

Psicanalista Clínico

Pós-graduando em Aconselhamento


 Com certeza você vai se lembrar de muitas situações, talvez até vividas hoje mesmo, em que você simplesmente não entendeu por que agiu de determinada maneira. Você se sentiu irado em situações que não pediam aquele tipo de reação ou sentiu-se como uma criança, ao vivenciar outras. Provavelmente você vai ter facilidade em identificar vários momentos na sua vida em que simplesmente não sabe o que acontece na sua mente.
 Costumamos analisar essas situações do ponto de vista do consciente e do inconsciente. São duas essências que caminham juntas: uma está intimamente interligada à outra.

 Diferentemente do que muita gente possa pensar, o inconsciente não é um mero depósito do consciente. Ele é parte integrante de nosso dia a dia. Por exemplo, quando você comete atos falhos, chistes ou quando tem comportamentos neuróticos que te empurram e te levam a agir como uma criança é o inconsciente que está se manifestando. Uma pessoa de 30, 40 anos, às vezes se vê agindo como uma criança de cinco anos. Ela regride àquele tempo em sua vida em que tinha 5 anos, por exemplo. Esse processo inclusive é chamado de regressão. Por isso, é importante que entendamos por que esses processos acontecem em nossa vida.

 Quando se fala em psicanálise, estamos falando do estudo dessas demandas inconscientes que tem influência direta no nosso consciente. É importante estabelecer que na psicanálise não falamos de subconsciente, mas sim de inconsciente, pois não se trata de algo inferior ao consciente, nem numa categoria abaixo do consciente. Ambos são igualmente importantes na nossa constituição. E quando olhamos para a própria Bíblia, por exemplo, encontramos várias personagens bíblicas em crise justamente procurando entender o seu inconsciente, embora evidentemente não tenham usado esta terminologia ou nomenclatura.

 Posso citar o Salmo 139, versos 23 e 24 em que o salmista diz assim para Deus:

  “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta há algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (NVI).

 Principalmente nesta expressão do verso 24, “vê se em minha conduta há algo que te ofende”, o salmista está declarando que ele pode ter uma conduta que esteja contra a vontade de Deus e que ele sequer conhece. Ele está pedindo uma intervenção de Deus naquilo que ele não conhece, mas que pode estar fazendo. Isso é a manifestação do inconsciente.

 Você consegue identificar em seu dia a dia manifestações cujos porquês ou razões você não tem conhecimento e gostaria de saber o que está acontecendo com você? Continue aprendendo sobre a psiquê humana, mas principalmente peça ao Senhor que sonde seus pensamentos, seu coração e sua conduta e assim ajude você a identificar qualquer prática que ofenda o Senhor.
 O autoconhecimento pode ser uma importante ferramenta usada por Deus para levá-lo a trilhar as veredas eternas.


👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário