quinta-feira, 17 de março de 2022

Orgulho, o que a Bíblia Diz?


Orgulho, o que a Bíblia Diz?


É sempre ruim? 

 A Bíblia diz que não devemos pensar a respeito de nós mesmos além do que convém -

"Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense em si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. " RM 12.3.

 Então há uma quantia equilibrada de auto avaliação, no que diz respeito à autoestima e a sentir-nos motivados a continuar e fazer um bom trabalho. Isso significa que é saudável reconhecer nossas virtudes e conquistas. Mas isso, em hipótese alguma, está destituído de reconhecer Deus como fonte de nossos talentos, muito menos de achar que somos superiores a qualquer pessoa -

"Mas pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo." 1CO 15.10.

Como vencer?

 A Bíblia diz que os orgulhosos/presunçosos, são parte da geração afastada de Deus nos últimos dias -

"Traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" 2TM 3.4

 Pessoas assim, mais cedo ou mais tarde, enfrentarão alguma derrota -

 "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito a Queda." PV 16.18 

- e o Senhor prometeu tratar com os orgulhosos (IS 2.1; 25.11). Com essa consciência, já damos um golpe em nosso orgulho. Mas algumas atitudes corretivas podem ser úteis: honrar o que outros fazem (1PE 2.17), ser grato pelo que fazem (CL 3.15) reconhecer suas limitações (SL 144.3), desistir de ser o centro das atenções (JO 3.30). Ore por humildade.

🙋 Eu quero a Bíblia Diz.

👉 Acesse Livraria Cristã Emmerick.
 

Um comentário: